BabZip, Mirim e Sa Gun Ja formam curioso circuito coreano perto do Morumbi Shopping

Eis uma surpresa para quem está acostumado a encontrar os melhores restaurantes coreanos de SP em bairros onde a colônia se faz presente, como Aclimação e Bom Retiro: um novo circuito dedicado à esta gastronomia se formou bem longe destes redutos já conhecidos.

Nas imediações do Morumbi Shopping surgiram nos últimos anos três restaurantes coreanos de perfil parecido — BabZip, Sa Gun Ja e Mirim. Não estão ali por acaso: diversas empresas coreanas com sede no Brasil, entre elas as gigantes Samsung, Hyundai e LG, têm escritórios nas torres comerciais do pedaço.

São lugares de ambiente simples, administração familiar e receitas de sabor caseiro. A comunicação para desvendar alguns itens do cardápio é sempre mais fácil com os atendentes brasileiros que com os proprietários coreanos, que não dominam bem o português.

Para os marinheiros de primeira viagem, uma boa porta de entrada é o bibimbap (foto).

Trata-se de um mexidão de arroz com vegetais, ovo e pimenta coreana gochujang, que pode ser incrementado com carnes bovina ou suína ou ainda frutos do mar.

Outro ícone da mesa coreana, o bulgogi (foto) comprova que a gastronomia do país asiático não é sempre sinônimo de receitas picantes.

A pedida reúne fatias fininhas de contrafilé marinadas num molho discretamente adocicado. Pode ser preparado à mesa numa grelha portátil ou já vir pronto da cozinha.

Também delicioso é o japchae (foto), macarrão de batata-doce servido com carne e legumes.

As sugestões são sempre bem escoltadas por banchans — entradinhas preparadas com vegetais e conservas. Entre elas, não pode faltar o kimchi (acelga fermentada picante; foto), um acompanhamento essencial que pode aparecer também em pratos principais, como a caldeirada com tofu e carne suína.

O Sa Gun Ja e o Mirim entregam pelo iFood, mas o BabZip trabalha só com retirada de pedidos neste momento de salões fechados.

Ouça aqui no site (é só clicar em Varados de Fome na barra de navegação) ou nas principais plataformas de streaming (como Spotify e Deezer) nosso podcast comentando sobre as visitas a estes três endereços coreanos cheios de boas histórias.

COREANOS PRÓXIMOS AO MORUMBI SHOPPING:⠀
# Sa Gun Ja (não tem Instagram)
Rua Professor Santiago Dantas, 192, Real Parque, tel.: (11) 2769-3096.

# BabZip (@restaurante.babzip)
Rua Oscar Rodrigues Cajado Filho, 281, Jardim das Acácias, tel.: (11) 5181-4408.

# Mirim (@mirimrestaurantecoreano)
Avenida Morumbi, 7805, Brooklin, tel.: (11) 3171-0669.

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista "Veja São Paulo" durante dez anos — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais "Comer e Beber". Antes, trabalhou como colunista do jornal "O Estado de S. Paulo" (de 1994 a 2001) e colaborou para os extintos "Jornal da Tarde" e "Época São Paulo". Nos últimos dez anos, visitou dezoito países, sempre em busca de bons lugares para comer, beber, badalar e exercitar a boemia.

Seja o primeiro a comentar