Cena hipster no centro ganha reforço do Fôrno, nova casa da turma do Holy Burger

FORNO_AMBIENTE

Bairros vizinhos que se consolidaram como uma segunda hipsterlândia paulistana (depois, claro, de Pinheiros), Santa Cecília e Vila Buarque não param de ganhar endereços descolados. O último a chegar neste pedaço do centro de São Paulo foi o já concorrido Fôrno, recém-inaugurado pelos mesmos sócios do Holy Burger, que fica ali pertinho.

FORNO1A casa tem localização inusitada. Ocupa o piso superior de dois sobrados geminados, que foram interligados, com acesso por uma única escada. A caprichada ambientação é assinada por Herbert Holdefer, arquiteto de lugares bacanas como A Casa do Porco, Esther e La Peruana. Compõem o cenário uma cozinha aberta para o salão de paredes de tijolinho aparente decoradas com coloridos grafites.

FORNO6Como o próprio nome diz, o atrativo do endereço são receitas que saem dos três fornos — a lenha, a gás e elétrico. Neles são preparados sanduíches com quatro tipos de pães de fabricação própria (focaccia, ciabatta, brioche e campagne) e pizzas individuais de massa de fermentação natural, como a de calabresa artesanal curada (28 reais) e a de scamorza (um tipo de queijo), rúcula e presunto cru (35 reais).

FORNO5Neste começo de carreira, a cozinha do Fôrno ainda mostra oscilações. Num deslize fácil de ser corrigido, sobrou pão e faltou recheio ao sanduíche cubano (23 reais; foto), de presunto cozido feito na casa, maionese e picles de cebola-roxa no pão ciabatta. Melhor resultado obteve o portentoso sanduba de pastrami (também produzido lá mesmo; foto), já um hit do lugar.  Vem incrementado com mostarda de Dijon, dill e picles de pepino no pão de campagne (40 reais; foto) e acompanha batata frita. Também é apetitosa a focaccia basilica (25 reais; foto); que lembra um tostex na apresentação. Num pão macio e tostadinho, traz mussarela de búfala, tomate confit e pesto de manjericão.

FORNO3Na ala etílica, destacam-se os drinques executados pelo barman Renan Iodjhn (ex-Myk). Vale provar o bloody mary (31 reais; foto), um dos melhores de São Paulo, no qual o suco de tomate é preparado a partir do molho de tomate italiano usado nas pizzas.

FORNO7Também agradaram o equilibrado old fashioned (numa versão que inclui rum envelhecido; 32 reais) e o smoked boulevardier (35 reais; foto), que leva bourbon, vermute tinto Carpano Clássico, Amaro Lucano, Campari e um lance do uísque Ardbeg, que confere discretas notas defumadas ao sabor.

Fôrno
Rua Cunha Horta, 70, Vila Buarque, tel.: (11) 2645-9499.
Terça a quinta, 19h/0h;
Sexta, 19h/1h;
Sábado, 12h/1h;
Domingo, 12h/23h;
Fecha às 2as-feiras.



HIGHLIGHTS
Fôrno

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Rápida (sanduíches e pizzas)

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista "Veja São Paulo" durante dez anos — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais "Comer e Beber". Antes, trabalhou como colunista do jornal "O Estado de S. Paulo" (de 1994 a 2001) e colaborou para os extintos "Jornal da Tarde" e "Época São Paulo". Nos últimos dez anos, visitou dezoito países, sempre em busca de bons lugares para comer, beber, badalar e exercitar a boemia.

Seja o primeiro a comentar