Cena hipster no centro ganha reforço do Fôrno, nova casa da turma do Holy Burger

Bairros vizinhos que se consolidaram como uma segunda hipsterlândia paulistana (depois, claro, de Pinheiros), Santa Cecília e Vila Buarque não param de ganhar endereços descolados. O último a chegar neste pedaço do centro de São Paulo foi o já concorrido Fôrno, recém-inaugurado pelos mesmos sócios do Holy Burger, que fica ali pertinho.

FORNO1A casa tem localização inusitada. Ocupa o piso superior de dois sobrados geminados, que foram interligados, com acesso por uma única escada. A caprichada ambientação é assinada por Herbert Holdefer, arquiteto de lugares bacanas como A Casa do Porco, Esther e La Peruana. Compõem o cenário uma cozinha aberta para o salão de paredes de tijolinho aparente decoradas com coloridos grafites.

FORNO6Como o próprio nome diz, o atrativo do endereço são receitas que saem dos três fornos — a lenha, a gás e elétrico. Neles são preparados sanduíches com quatro tipos de pães de fabricação própria (focaccia, ciabatta, brioche e campagne) e pizzas individuais de massa de fermentação natural, como a de calabresa artesanal curada (28 reais) e a de scamorza (um tipo de queijo), rúcula e presunto cru (35 reais).

FORNO5Neste começo de carreira, a cozinha do Fôrno ainda mostra oscilações. Num deslize fácil de ser corrigido, sobrou pão e faltou recheio ao sanduíche cubano (23 reais; foto), de presunto cozido feito na casa, maionese e picles de cebola-roxa no pão ciabatta. Melhor resultado obteve o portentoso sanduba de pastrami (também produzido lá mesmo; foto), já um hit do lugar.  Vem incrementado com mostarda de Dijon, dill e picles de pepino no pão de campagne (40 reais; foto) e acompanha batata frita. Também é apetitosa a focaccia basilica (25 reais; foto); que lembra um tostex na apresentação. Num pão macio e tostadinho, traz mussarela de búfala, tomate confit e pesto de manjericão.

FORNO3Na ala etílica, destacam-se os drinques executados pelo barman Renan Iodjhn (ex-Myk). Vale provar o bloody mary (31 reais; foto), um dos melhores de São Paulo, no qual o suco de tomate é preparado a partir do molho de tomate italiano usado nas pizzas.

FORNO7Também agradaram o equilibrado old fashioned (numa versão que inclui rum envelhecido; 32 reais) e o smoked boulevardier (35 reais; foto), que leva bourbon, vermute tinto Carpano Clássico, Amaro Lucano, Campari e um lance do uísque Ardbeg, que confere discretas notas defumadas ao sabor.

Fôrno
Rua Cunha Horta, 70, Vila Buarque, tel.: (11) 2645-9499.
Terça a quinta, 19h/0h;
Sexta, 19h/1h;
Sábado, 12h/1h;
Domingo, 12h/23h;
Fecha às 2as-feiras.



HIGHLIGHTS
Fôrno

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Rápida (sanduíches e pizzas)

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar