Grife centenária do hot dog, lanchonete nova-iorquina Nathan’s Famous chega a SP

Uma das redes de cachorro-quente mais célebres dos Estados Unidos, a Nathan’s Famous acaba de ganhar um posto avançado em São Paulo. Com 105 anos de história — foi fundada em 1916, em Coney Island, em Nova York —, a empresa tornou-se uma grife mundial do hot-dog, com milhares de pontos-de-venda pelo mundo e até ações negociadas na bolsa Nasdaq.

A Nathan’s chegou discretamente por aqui, no início de abril, por enquanto somente no formato de delivery (iFood e Rappi). A área de cobertura atende um raio de 6 quilômetros a partir da cozinha de preparação, nos Jardins.

Quem está por trás da empreitada é Alexandre Flit, do restaurante e açougue BBQ Company, endereço na Rua da Consolação especializado em cortes dry aged e no caríssimo butter ancho (maturado numa cápsula de manteiga).

Ele é responsável por reproduzir na casa a receita das centenárias salsichas de carne bovina, do tipo frankfurter, que tinha fãs como o gângster Al Capone, o ator Cary Grant e o presidente Franklin D. Roosevelt.

Alguns paulistanos podem torcer o nariz para a novidade pela simplicidade dos cachorros-quentes — mas a graça é justamente esta. Pão macio, salsicha boa e poucos acompanhamentos. O menu traz quatro sugestões: 1) com mostarda e catchup (18 reais); 2) com mostarda e chucrute (19,90 reais); 3) com (pouco) queijo cheddar e pedacinhos de bacon frito (25 reais; foto) e uma dispensável versão abrasileirada, com Catupiry e bacon (25 reais).

Outra atração é a corn dog (salsicha empanada na massa de milho; 18 reais; foto).

A Nathan’s (foto) é conhecida nos EUA pelo concurso de comer cachorro-quente, realizado sempre no dia 4 de julho. No ano passado, o vencedor foi Joey Chestnut, que comeu 75 hot-dogs em 10 minutos.

Em breve, ainda sem data definida, a marca irá ganhar um quiosque nos Jardins.

Nathan’s Famous
Rua da Consolação, 3452, Jardins.
Segunda a domingo, 11h45/22h50.
Delivery pelos aplicativos iFood e Rappi.

Fotos 2 e 3: Nanda Ferreira/Divulgação.



HIGHLIGHTS
Nathan's Famous

Faixa de Preço: $
Tipo de Cozinha: Hot-dog

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista "Veja São Paulo" durante dez anos — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais "Comer e Beber". Antes, trabalhou como colunista do jornal "O Estado de S. Paulo" (de 1994 a 2001) e colaborou para os extintos "Jornal da Tarde" e "Época São Paulo". Nos últimos dez anos, visitou dezoito países, sempre em busca de bons lugares para comer, beber, badalar e exercitar a boemia.

Seja o primeiro a comentar