Jiquitaia muda-se para sedutora casa retrô no Paraíso e ganha novidades no menu

Um dos melhores restaurantes de cozinha brasileira de São Paulo, o Jiquitaia ganhou novo paradeiro dois meses atrás. O endereço comandado pelo chef Marcelo Corrêa Bastos e sua irmã Nina deixou o sobrado que ocupava no Baixo Augusta e se transferiu para o Paraíso.

A mudança para uma sedutora casa estilo anos 50, próxima à Avenida 23 de Maio, deu mais charme e classe ao lugar, recortado em três ambientes. Um deles estampa nas paredes quatro belas fotografias de autoria de Cassio Piccolo (sim, ele mesmo!), um dos sócios do celebrado boteco Frangó.

Com a cozinha do Jiquitaia agora equipada com uma grelha a carvão, o chef aproveitou para renovar o menu — sem deixar de lado (ainda bem!) sugestões como o imperdível quiabo ao missô (20 reais; foto) e o arroz de pato com tucupi e jambu acompanhado de magret (70 reais; foto).

Uma das novidades mais instigantes é o coração de boi na brasa (35 reais; foto). Macias e de ótimo ponto rosado, as fatias da carne vêm cobertas de cambuquira (broto) de abobrinha e molho picante na medida.

Sugestão atraente para quem evita carne, a batata-doce (20 reais) é valorizada pelos harmoniosos acompanhamentos, entre os quais se destacam o queijo azul mineiro Serra das Antas e a compota de pimenta-biquinho.

No dia da visita, o nhoque de mandioquinha com creme de queijo-do-reino e cogumelos (50 reais) pedia um toque a mais de sal. Saiu-se melhor a fraldinha (75 reais), servida com salada fria de batata e farofa de ovo.

Nos fins de semana, entram no menu a feijoada (63 reais; nas versões light e completa), aos sábados; e o leitão à pururuca (160 reais, para dois), aos domingos.

Um atrativo do antigo Jiquitaia, o bar comandado por David Moraes e a sócia Nina Bastos segue com precisas caipirinhas e coquetéis como negroni (foto) e o caju-amigo com a cachaça Princesa Isabel (27 reais).

Dica: no almoço de terça a sexta (exceto feriado), o menu-executivo com entrada, prato e sobremesa sai por 55 reais.

Jiquitaia (@jiquitaia)
Rua Coronel Oscar Porto, 808, Paraíso, tel.: (11) 3051-5638.
Terça a sexta, 12h/15h e 19h/21h45;
Sábado, 12h/16h e 19h/21h45;
Domingo, 12h/16h30;
Fecha às segundas-feiras.



HIGHLIGHTS
Jiquitaia

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Brasileira

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista "Veja São Paulo" durante dez anos — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais "Comer e Beber". Antes, trabalhou como colunista do jornal "O Estado de S. Paulo" (de 1994 a 2001) e colaborou para os extintos "Jornal da Tarde" e "Época São Paulo". Nos últimos dez anos, visitou dezoito países, sempre em busca de bons lugares para comer, beber, badalar e exercitar a boemia.

Seja o primeiro a comentar