Júpiter lança a ótima cerveja Bretta, do estilo saison e com levedura selvagem

Quem gosta de ficar antenado nos últimos lançamentos cervejeiros tem mais um rótulo para colocar na fila de degustação. Será lançada nesta 2a-feira (28/3), no Empório Alto dos Pinheiros, e 3a-feira (29/3), na Choperia São Paulo, a Júpiter Bretta, 16ª receita (entre fixas, sazonais e comemorativas) da cervejaria paulista Júpiter, criada em 2013.

A ótima Júpiter Bretta, que pude provar em primeira mão, é a primeira receita da cervejaria no estilo saison (estilo criado nas fazendas do sul da Bélgica). De cor clara e corpo leve, tem amargor considerável (32 IBUs), 6,2% de álcool e, o melhor, uma marcante acidez. Tal acidez vem do fato dela ser fermentada com brettanomyces, também conhecida no meio cervejeiro como brett. Trata-se de uma levedura selvagem que os cervejeiros domesticaram e passaram a experimentar nas cervejas para produzir uma variedade de sabores e aromas.

JUPITER2Um dos sócios da Júpiter, David Michelsohn responde a três perguntas sobre a Júpiter Bretta:

# Pode-se dizer que o estilo saison e o uso da levedura brettanomyces na cerveja estão em alta no mundo cervejeiro?
As cervejas ácidas são uma tendência no mundo da cerveja artesanal, isso é um fato. E as saisons podem ser consideradas a porta de entrada para quem quer conhecer as variedades ácidas. A escolha da brettanomyces tem motivos mais pessoais. Desde os tempos de homebrewer, eu curtia as cervejas com brett e queria experimentar em escala industrial.

# Qual a dica para o uso de brett nas receitas de cerveja?
Minha dica para os cervejeiros iniciantes que quiserem fazer um lote com brettanomyces é ter paciência. A brett demora a agir e age por muito tempo. Não beba todas as garrafas do lote de uma só vez. Se possível guarde algumas para provar depois de um ou dois anos. A cerveja evolui muito!

# A Júpiter Bretta será uma cerveja sazonal, com produção limitada?
A Bretta entra como uma edição especial, assim como é com a maioria dos lançamentos da Júpiter. Vamos produzir mais lotes de acordo com a demanda do público. Se tudo der certo, ela vira sazonal; e se der muito certo, ela entra para a linha de rótulos fixos.

ONDE ENCONTRAR
Empório Alto dos Pinheiros (EAP)
Rua Vupabuçu, 305, Alto dos Pinheiros, tel.: (11) 3031-4328.
22 reais a garrafa; 23 reais o chope

Choperia São Paulo
Rua dos Pinheiros, 315, Pinheiros, tel.: (11) 3360-5101.
21 reais o chope

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar