La Peruana Cevichería (SP)

Nota Final

Enquanto muitos bares e restaurantes paulistanos entraram na onda de criar seus próprios food trucks, o La Peruana Cevichería fez, curiosamente, o caminho contrário. Depois de se projetar como um caminhão de comida de rua, a marca ganhou cerca de dois meses atrás (19/8) uma simpática e já concorrida sede na Alameda Campinas, nos Jardins.

Quem comanda as ações ali é a chef peruana Marisabel Woodman, de 28 anos, que se formou em gastronomia na França e fez estágios nos restaurantes do hotel Plaza Athénée de Paris, nos peruanos Central e El Mercado e nos paulistanos D.O.M. e Dalva e Dito.

LAPERUANA1Dois clássicos da cozinha peruana aparecem entre as entradinhas: os saborosos anticuchos (espetinhos) de coração de boi (19 reais) assados na grelha e as causas — bolinhos frios preparados com batata amassada e diferentes recheios —, que agradam mais pelo visual do que pelo sabor.

Outro acerto são os tiraditos, lâminas finas de peixe branco (pescada do sul, corvina ou dourada) marinadas em leche de tigre, caldo feito com suco de limão fresco, coentro, pimenta dedo-de-moça, cebola-roxa, gengibre e salsão. Não perca o delicioso tiradito nikkei (21 reais; foto), incrementado com molho de ostra, shoyu e óleo de gergelim.

LAPERUANA5Apesar de tamanho pequeno, os ceviches também se destacam, nas versões clássica (24 reais); mista (29 reais, com peixe branco, camarão, polvo e lula); e, a melhor delas, chamada apaltado (24 reais; foto), com peixe branco, abacate, alcaparras, gengibre e chips de banana-da-terra.

Para beber, além de cerveja Corona (9 reais), saem de trás do balcão drinques com pisco que podiam ser menos adocicados (em alguns, sobra xarope de açúcar). Entre eles, o pisco sour clássico (pisco, suco de limão, xarope de açúcar e clara de ovo; 19 reais); e outros especiais preparados com infusões de pisco em pimenta rocoto, maiz morada (milho roxo; foto) ou capim-santo.

LAPERUANA4La Peruana Cevichería 
Alameda Campinas, 1357, Jardins, tel.: (11) 3885-0148.
Terça a quinta, 12h/15h e 19h/23h
Sexta, 12h/15h e 19h/23h
Sábado, 12h/16h e 19h/23h
Domingo, 12h/16h
Fecha às segundas-feiras
Capacidade: 45 lugares

Notas Individuais

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar