Quadrilátero hipster de Pinheiros ganha o bacana Toki, izakaya de pegada moderninha

TOKI_CAPA2

É claro que comparações deste tipo soam sempre exageradas, mas é inegável que alguns quarteirões na vizinhança da Rua dos Pinheiros e da Arthur de Azevedo têm ganhado cada vez mais endereços que lembram a hipsterlândia do Brooklyn nova-iorquino.

TOKI3Coloque-se nessa lista casas como Z Deli, Bráz Elettrica, Kød, Cateto e o novo izakaya Toki, aberto há pouco mais de dois meses por três sanseis (netos de japoneses) — Arthur Seitsugo e Renato Issatugo, que trabalhavam no mercado financeiro, e o chef Jean Yoshino, que tem no currículo passagens pelos hotéis Emiliano (na Rua Oscar Freire, em São Paulo) e Botanique, este na região de Campos do Jordão.

Um dos chamarizes do Toki é o ambiente de pegada moderninha, com cozinha aberta para o salão, luminárias de filamento de carbono, balcão de 20 lugares e indie rock na trilha sonora ambiente.

TOKI2Outro certo são os preços: a sugestão mais cara custa 31 reais. O propósito aqui é compartilhar as receitas, como as tentadoras missô wings (25 reais; foto), asas de frango empanadas lambuzadas com molho ligeiramente adocicado de missô, açúcar, saquê e gema de ovo. Das entradas, porém, destoou o pork bun (15 reais). O pãozinho feito no vapor vem com pouco recheio de barriga de porco.

TOKI6Ainda melhores são os pratos principais. Entre eles está o saboroso buta kimchi (31 reais; na foto que abre o post), copa lombo laminada com kimchi de picância considerável mais cebolinha, óleo de gergelim e gohan (arroz). Também delicioso é o tonkatsu servido mergulhado num ensopado de curry japonês (31 reais, acompanha arroz).

TOKI4A cozinha prepara também o okonomiyaki (29 reais; foto), uma espécie de panqueca com repolho, copa lombo e katsuobushi, este um delicado peixe seco ralado que colocado sobre a panqueca quente parece “vivo” ao chegar à mesa.

A seção etílica reserva poucas e boas sugestões, como o saquê japonês Hakutsuru Josen Dry (28 reais; dose de 120 mililitros) e a boa cerveja american pale ale da paulistana Prime Bier (27 reais; 600 mililitros; foto).

TOKI7Concisa, mas eficiente, a carta de drinques traz seis clássicos, como o negroni (25 reais; foto), e dois autorais, como o equilibrado kombucha spritz (31 reais), drinque de suave amargor que combina a bebida probiótica da moda, o kombucha, com Aperol, Campari e espumante.

A partir do dia 27/11, a casa passa a abrir para almoço de 2a a 6a-feira, das 12h às 15h, com três sugestões de teishoku (de preços ainda não definidos).

Izakaya Toki
Rua Artur de Azevedo, 986, Pinheiros, tel.: (11) 3061-2349.
Segunda a quinta, 12h/15h e 19h/23h;
Sexta, 12h/15h e 19h/0h;
Sábado, 19h/0h.
Fecha aos domingos.
izakayatoki.com.br.



HIGHLIGHTS
Izakaya Toki

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Japonesa

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista "Veja São Paulo" durante dez anos — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais "Comer e Beber". Antes, trabalhou como colunista do jornal "O Estado de S. Paulo" (de 1994 a 2001) e colaborou para os extintos "Jornal da Tarde" e "Época São Paulo". Nos últimos dez anos, visitou dezoito países, sempre em busca de bons lugares para comer, beber, badalar e exercitar a boemia.

Seja o primeiro a comentar