Quarteirão mais movimentado da Liberdade ganha simpático bar taiwanês Tigrão

O movimentado quarteirão da Rua Tomás Gonzaga onde funcionam também os concorridos Lamen Kazu, Bar Kintarô e Sushi Yassu, na Liberdade, ganhou há duas semanas (21/7) um endereço de pegada oriental inusitado — o bar taiwanês Petiscos do Tigrão.

De visual moderninho, que inclui desenhos de pegada de tigre nas paredes, o simpático endereço é tocado pelo jovem Terry Chen, de 24 anos, cujos pais taiwaneses radicados no Brasil há mais de 15 anos tocam no bairro o restaurante Sweet Heart, numa travessa da Rua dos Estudantes. Outro atrativo do Tigrão: as sugestões, que valem por uma refeição, custam entre 14 e 32 reais.

Tigrao3Normalmente montado no pão cozido no vapor, o gua bao (espécie de sanduíche típico de Taiwan) é preparado aqui com um pão arredondado ligeiramente frito. Pode ganhar cinco recheios diferentes: pancetta, carne bovina, frango desfiado, peixe grelhado (garoupa; foto) ou tofu e cogumelo. Para incrementar, escolhe-se entre alface e tomate ou folhas de mostarda e amendoim moído.

Melhores ainda são os pratos, como a pancetta à moda da casa (28 reais), com tempero sutilmente adocicado. É servida na companhia de arroz, sopa de legumes, saladinha e aperitivos como tofu defumado, ovo cozido no shoyu e alga marinha.

Tigrao2Também vale a pena provar o macarrão seco — o nome é porque o caldo de legumes e shoyu fica no fundo do prato. É bem saborosa a versão com frango (25 reais; foto) mais macarrão lámen, broto de feijão (moyashi) e broto de alho (nirá). Os acompanhamentos são os mesmos da pancetta, com exceção do arroz.

A oferta etílica merecia ser ampliada. Há apenas três rótulos de cerveja, como a Heineken long neck (7 reais). Dá para provar ali uma bebida de origem taiwanesa que virou moda mundo afora, o pobá (ou bubble tea). É um chá gelado (normal ou com leite) incrementado com esferas grandes de sagu (em inglês, tapioca balls). A versão com chá preto custa 11 reais.

Fique ligado: a casa fecha às 22h30,

Petiscos do Tigrão
Rua Tomás Gonzaga, 107, Liberdade, tel.: (11) 3207-8255.
Segunda a sábado, 9h/22h30;
Domingo, 10h/17h.

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar