Quinze delícias de endereços bacanas que você pode pedir em casa nesta quarentena

Nestes tempos de confinamento social e com restaurantes, bares e lanchonetes impedidos de atender clientes, o delivery tornou-se um aliado de quem quer matar saudade de um prato preferido ou provar novos sabores. Até restaurantes estrelados passaram a oferecer suas receitas em domicílio. Listamos a seguir 15 delícias que você pode pedir em casa nesta quarentena.

1) Malloreddus, do Evvai (@evvai_sp)
Dono de uma estrela Michelin, o restaurante italiano do talentoso chef Luiz Filipe Souza está oferecendo uma seleção de entradas, pratos e sobremesas pelo iFood. Prove o malloreddus, massa curta de sêmola e açafrão, típica da Sardenha. É servida com molho de tomate, erva-doce, guanciale (bochecha do porco curada) e queijo pecorino fresco. Custa 83 reais. É possível encomendar também pelo WhatsApp (tel.: 11 3062-1160) e há ainda a opção de retirada no restaurante.

2) Porco preto, do Charco (@charcorestaurante)
Uma das melhores estreias gastronomicas no ano passado, o Charco, nos Jardins, também aderiu ao delivery. Uma das apostas do chef Tuca Mezzomo é o imperdível porco preto (54 reais; foto), servido em ponto rosado com rôti de porco, quiabo grelhado e folhas de mostarda. Os ingredientes são enviados separadamente para que o cliente monte o prato em casa o mais parecido possível com o do restaurante. Segunda a sexta (19h/23h) e sábado (13h/16h e 18h30/22h30). Pedidos pelo Rappi e pelo WhatsApp (11 9-8998-5153).

3) Fusilli ao ragu de fraldinha, do Sallvattore (@sallvattore_restaurante)
Enquanto o endereço do Itaim não reabre seu aprazível salão avarandado, é possível matar saudades das receitas via entrega em domicílio. Uma das nossas favoritas é o fusilli (65,45 reais). A massa de produção própria é servida al dente com um delicioso ragu de fraldinha, apurado lentamente no fogo. É um prato especial, cheio de sabor. Há uma versão com ragu de calabresa picante. Pedidos pelo IFood, Rappi e WhatsApp (11) 9-4763-6898.

4) Short rib yaki noodles, do Makoto (@makotobrasil)
Com matriz em Miami Beach, o japonês Makoto emplacou no ano passado uma filial no shopping Cidade Jardim. Para estes tempos de confinamento, foi criado um cardápio reduzido para o delivery (das 18h às 22h30, pelo Rappi). Felizmente faz parte das sugestões o ótimo short rib yaki noodles (76 reais). Traz macarrão oriental, costela bovina de gado wagyu desfiada mais cogumelos shiitake e shimeji num ótimo molho de tamarindo e gengibre, levemente picante. Fios de repolho-roxo cru finalizam a receita.

5) Empanada cantimpalo, do Boteco Argentino (@botecoargentino)
Um achado na Vila Gumercindo, o boteco de bairro de inspiração argentina-uruguaia surpreende pelas empanadas bem recheadas de massa artesanal. Três recheios certeiros: carne picante (fraldinha; 10,90 reais), cantimpalo (linguiça espanhola e mussarela; 11,30 reais) e espinafre com molho bechamel e parmesão (11,30 reais). Possui uma unidade só de delivery na Rua Apinajés, em Perdizes. Confira o cardápio em obotecoargentino.com.br

6) Fideuá com lula frita, do Tanit (@restaurantetanit)
O chef Oscar Bosch, dos concorridos espanhóis Tanit e Nit, criou um serviço de delivery temporário para atender sua numerosa clientela. Dele faz parte o fideuá com lula frita (65 reais; foto). Aproveite para pedir de entrada a croqueta de jamón (30 reais; 4 unidades) e a costelinha suína glaceada com geleia de alho negro trufado (39 reais; duas unidades). Os pedidos precisam ser feitos pelo telefone (3062-6385) e retirados de sexta a domingo.

7) Estrogonofe russo, do Stroganov (@stroganovoriginal)
Depois de uma visita à Rússia, os sócios do bar Vaca Veia decidiram montar no Itaim uma cozinha de delivery para preparar um prato da terra dos czares que se popularizou pelo mundo: o estrogonofe (a partir de 36 reais). Mas não sua versão abrasileirada (com catchup e creme de leite) e sim a original russa. “Nosso molho demora três dias para ficar pronto e leva especiarias e cogumelos como o paris”, conta Fábio Prado, um dos idealizadores. São três versões: carne bovina, frango e vegetariano. Todos acompanham batata palha caseira e arroz branco. Segunda a domingo, das 11h30 às 22h30, no telefone (11) 2193-1889 e pelo IFood.

8) Shawarma de frango, do Pinati (@pinatisp)
Em Santa Cecília, a lanchonete kasher da família Berlovich prepara um dos melhores shawarmas de frango (46 reais) da cidade. Sanduíche que vale uma refeição pelo tamanho, traz coxa e sobrecoxa assadas no espeto giratório vertical mais tomate, pepino e homus enrolados no pão lafa caseiro. Neste período de quarentena, está funcionando somente no almoço, das 12h às 17h (não abre aos sábados). O delivery é pelo IFood.

9) Hambúrguer Uovo, do Bullguer (@bullguer)
Uma das melhores sugestões da rede de hamburguerias é tão simples quanto deliciosa: o uovo (20 reais). Leva um hambúrguer de 100 gramas, queijo, ovo frito e maionese caseira. Dica: acrescente uma fatia a mais de queijo (4 reais). O sanduíche combina maravilhosamente bem com o molho barbecue com pimenta sriracha da DeCabrón (disponível nas lojas).

10) Paella de frutos do mar, do Torero Valese (@torerovalese)
O restaurante espanhol do chef Juliano Valese começou a oferecer delivery na quarta-feira (25/3). O menu inclui até sangrias para viagem. O destaque entre os pratos é a paella a la marinera (84 reais, individual; 149 reais, para dois), com camarão, lula, marisco e peixe. Pedidos pelo Rappi.

11) Lula com arroz de brócolis, do Costa Nova (@restaurantecostanova)
Português de boa cozinha e preços atraentes, o Costa Nova está funcionando sua matriz de Pinheiros para delivery e retirada de pedidos, das 12h às 16h e das 18h às 21h. Um dos melhores pratos da casa, a tenra lula salteada com bacon (53 reais; individual) vem acompanhada de arroz de brócolis.

12) Feijoada, do Pirajá (@barpiraja)
O boteco de inspiração carioca faz delivery às quartas e aos sábados de sua famosa feijoada, que vem acompanhada de arroz, farofa, torresmo, couve refogada, laranja, bisteca e linguiça grelhada. Custa 42 reais (individual), às quartas; e 80 reais (para 2 pessoas), aos sábados. Pedidos pelo Rappi.

13) Korean ramen, do Hidden by 2nd Floor (@hiddenby2ndfloor)
Este endereço oriental de Moema destaca-se pelos tentadores guiozas, buns, arrozes e tonkatsus que prepara. No delivery, os apetitosos lámens (a partir de 35 reais) são servidos com caldo, ovo e alga nori separados para não comprometer a qualidade da receita. Para quem gosta de pimenta, a dica é o korean ramen (51 reais). Com ardência sem exagero, leva copa-lombo, kimchi, ovo cozido lentamente (onsen tamago) e missô picante.

14) Pizza carlos, da Carlos Pizza (@carlospizza_sp)
Com matriz na Vila Madalena e uma bela filial nos Jardins, inaugurada no ano passado, consolidou-se como uma das melhores pizzarias da cidade. Como manda a tradição napolitana, os discos individuais ganham uma única cobertura. Peça pelo delivery a pizza carlos (46 reais), que combina com harmonia os queijos mussarela, ricota e parmesão com linguiça curada e radicchio.

15) Bao de pulled pork, do Mapu (@mapurestaurante)
Inaugurado no ano passado, o descolado endereço taiwanês tornou-se um dos mais concorridos da Vila Mariana por conta de sua competente cozinha e dos preços amigáveis. No cardápio montado especialmente para atender o delivery está o ótimo bao de pulled pork (19 reais). Em tamanho maior que o convencional, o sanduíche no pão cozido no vapor reúne carne suína desfiada, amendoim, conserva de mostarda e coentro. O pedido precisa ser feito por WhatsApp (tel.: 5083-4778) para envio ao cliente ou retirada das 18h às 22h.

PREÇOS CHECADOS EM MARÇO DE 2020.

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar