[Rio] Pipo reabre no Fashion Mall, mas ainda precisa corrigir deslizes da cozinha

Endereço de trajetória meteórica (abriu, bombou e fechou precocemente), o Pipo está de volta. A casa de pegada mais informal do chef Felipe Bronze, do sofisticado restaurante Oro, teve sua primeira encarnação em 2013 na Rua Dias Ferreira, no Leblon. Em dezembro, ressurgiu no shopping Fashion Mall, em São Conrado, no mesmo piso dos restaurantes Gurumê, Chez L’ami Martin e Pobre Juan — e que vai ganhar uma filial da lanchonete nova-iorquina burger joint.

PIPO5Ainda que separado do corredor do shopping por uma excêntrica cortina transparente de frigorífico, o novo Pipo agrada pela ambientação, assinada pela arquiteta Bel Lobo. Nela, destacam-se 28 kokedamas (um arranjo oriental) de buganvília suspensos sobre as mesas e o lounge de espera (foto), este curiosamente posicionado no centro do salão.

As sugestões impressas nos jogos-americanos de papel sobre as mesas instigam o paladar, mas algumas receitas se apresentaram um tanto desencantadoras. Felipe Bronze trouxe do Pipo do Leblon, por exemplo, o caldinho de feijoada (12 reais; foto) coberto por uma dispensável espuma de couve, carente de sabor no dia da visita anônima à casa.

PIPO2Outra invencionice que não funciona é o camarão-cinza (de cativeiro) refogado (46 reais), de textura molenga, servido sob espuma de catupiry, e guarnecido de chips cará vergonhosamente oleosos, pingando gordura. Por outro lado, destacaram-se entre as entradinhas o saboroso guioza de pato confit desfiado (29 reais; 4 unidades) e o miniburguer oro (39 reais; duas unidades; foto), com picles de maxixe e cebola na brasa no brioche.

PIPO3Os maiores acertos da cozinha são os pratos, que podem ser pedidos no centro da mesa, para compartilhar. Agradou o miniarroz de camarão na wok (59 reais), picante na medida e com gengibre, shoyu, amendoim, pimenta dedo-de-moça e ovo caipira na receita. Outra escolha certeira é a bem-servida costela de boi cozida em baixa temperatura (76 reais; foto), servida com tartare de banana, aipim cozido, folhas de couve refogada, vinagrete de tomatinhos e farofa de ovo seca além da conta.

PIPO6Outro problema: como a casa vive seu período inicial com filas, a espera sem poder beber uma água sequer, no corredor do shopping, é bem desconfortável. Boa pedida entre os drinques: o refrescante gim tônica com maxixe (29 reais; foto).

Pipo
Shopping Fashion Mall
Estrada da Gávea, 899, São Conrado, tel.: (21) 3322-1239.
Segunda a domingo, 12h/23h.



HIGHLIGHTS
Pipo

Faixa de Preço: $$$
Tipo de Cozinha: Cozinha contemporânea

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista "Veja São Paulo" durante dez anos — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais "Comer e Beber". Antes, trabalhou como colunista do jornal "O Estado de S. Paulo" (de 1994 a 2001) e colaborou para os extintos "Jornal da Tarde" e "Época São Paulo". Nos últimos dez anos, visitou dezoito países, sempre em busca de bons lugares para comer, beber, badalar e exercitar a boemia.

Seja o primeiro a comentar