Rudi Carraro decepciona no SubAstor

Italiano radicado em Londres, o barman Rudi Carraro foi o primeiro convidado de 2014 do projeto “Guest Bartender”, do SubAstor, na Vila Madalena (SP). Na terça (18/2), ele dividiu o balcão com o barman da casa, o também italiano Fabio la Pietra.

Natural de Padova, no Vêneto, Rudi chegou à cidade cheio de credenciais. Aos 25 anos, já integra a equipe do premiado bar londrino Artesian, que funciona no hotel cinco-estrelas The Langham, em Marylebone (vizinha a chique Mayfair). Por dois anos seguidos (2012 e 2013), o Artesian foi considerado o bar número 1 do mundo pela revista britânica Drinks International, na eleição anual “The World’s 50 Best Bars”.

BrazilianMuleRudi apresentou no SubAstor quatro receitas que fazem (ou já fizeram) parte da carta de coquetéis do Artesian. Para soltar tantos pedidos em pouco tempo, ele precisou se “virar nos 30”, o que comprometeu o resultado. O secret and lies, por exemplo, chegou com excesso de xarope de romã; e o Pinga 75, com paladar tão sem graça que nem deu vontade de beber até o fim (veja abaixo a receita dos drinques). Salvou a noite o brazilian mule (foto à dir.), interessante combinação de cachaça branca e sucos de maçã e de limão com o toque picante da ginger beer (refrigerante caseiro de gengibre).

Mais interessante que os drinques foram os copos e acessórios que Rudi trouxe de Londres para demostração. Entre eles, um balãozinho com o rosto de um urso panda (o drinque é servido em cima do balãozinho) e um taça em formato de caveira. Também despertou curiosidade o forever young, drinque (não disponível no dia do evento) inspirado no romance “O Retrato de Dorian Gray”, de Oscar Wilde. Nele, o copo fica totalmente escondido por trás de um espelho – bebe-se por um canudinho encravado no espelho. O coquetel vem acompanhado de um incenso.

Para quem puder conhecer o Artesian, em Londres, cada drinque lá custa £ 16,50.

CONFIRA OS DRINQUES SERVIDOS NO EVENTO:

Secret and lies
uísque, vermute seco, suco de limão-siciliano, xarope caseiro de romã, sementes de romã, club soda, bitter Peychaud’s e essência de rosa.

Love tricks
Gim inglês, jerez Tio Pepe, suco de limão-siciliano, xarope de cedro (tipo de madeira) e angostura.

Brazilian mule
Cachaça branca, suco de maçã fresco, suco de limão, xarope de açúcar e ginger beer (refrigerante caseiro de gengibre).

Pinga 75
Cachaça branca, suco de limão, xarope de agave e espumante brut.

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar