Seis endereços bacanas preparam-se para inaugurar em São Paulo ao fim da quarentena

Por incrível que pareça, São Paulo irá ganhar pelo menos seis novidades bacanas tão logo os restaurantes e bares possam voltar a receber clientes. São lugares que já estavam prontos ou prestes a ser inaugurados que se lançaram virtualmente, via delivery, durante a quarentena.

# Chez Claude (@chez.claudesp)
Chef francês que fez do Rio a sua praia, Claude Troisgros traz a São Paulo ao fim da quarentena uma casa que certamente vai dar o que falar: o Chez Claude, endereço de excelente cozinha que faz um tremendo sucesso no Leblon. A versão paulistana, felizmente, não será tão minúscula como a carioca, mas seguirá sua filosofia de receitas para compartilhar e cozinha totalmente aberta. A casa irá ocupar o imóvel onde era o extinto Pomodori, no Itaim. No cardápio aparecem pratos queridinhos da matriz carioca, como o carbonara de pato confit e o ótimo peixe banana (foto), que traz postas de peixe do dia numa caramelada combinação de banana-da-terra e uva-passa.
Onde: Rua Doutor Renato Paes de Barros, 534, Itaim Bibi.

# The Punch Bar (@thepunchsp)
Vem aí mais um bar focado na coquetelaria de ponta: o The Punch Bar. Bem intimista e inspirado nos speakeasies, irá funcionar dentro da galeria que abriga também o restaurante uma-estrela Michelin Kan Suke, no térreo do Edifício Barão de Ouro Branco — próximo à esquina da Avenida Brigadeiro Luís Antônio com a Paulista, no Paraíso. A inspiração do The Punch são os bares de Tóquio, visitados por Ricardo Tooru Miyazaki, idealizador do projeto. Na ambientação, sobressai um balcão de madeira com apenas nove lugares ao redor das prateleiras repletas de destilados.
Onde: Rua Manoel da Nóbrega, 76, Paraíso.

# Cafe Hotel (@cafehotelespressobar)
A região chamada de Baixo Pinheiros promete ganhar ao fim da quarentena um endereço de dupla personalidade. O Café Hotel promete combinar cafés especiais e coquetelaria de ponta numa casa de 250 metros quadrados na Rua Amaro Cavalheiro (travessa da Sumidouro). Entre os sócios estão Marcello Nazareth e Rafael Berçot (ambos do célebre bar Guilhotina). Um dos diferenciais será a torrefação no local e o lançamento uma marca própria de cafés, com blends assinados pelo mestre-torrador Caio Tucunduva, também sócio do negócio.
Onde: Rua Amaro Cavalheiro, 22, Pinheiros.

# Osso Smash House (@smashhouseosso)
O estrelado chef peruano Renzo Garibaldi, dos restaurantes Osso e Dondoh, em Lima, emprestou seu prestígio a mais uma empreitada paulistana. Foi dele a consultoria do cardápio do Osso Smash House, hamburgueria inaugurada no início de junho somente via delivery (iFood). A casa, que irá ganhar no futuro um espaço físico, pertence aos irmãos Guilherme e Gustavo Mora, filhos de Alexandre Mora — dono do Cór, restaurante para o qual Renzo Garibaldi também prestou consultoria. A especialidade do Osso Smash House são bons smash burgers preparados com cortes maturados a seco (dry aged) do dianteiro bovino  São cinco sugestões, todas no pão de brioche.
Onde: local ainda não definido.

# Make Hommus Not War (@makehommus)
O talentoso chef Fred Caffarena (do Firin Salonu e do Kebab Salonu) aposta agora numa casa em que o homus é protagonista. A pasta de grão-de-bico típica do Oriente Médio aparece em todas as receitas disponíveis por delivery no Male Hommus Not War. Uma das melhores traz sobre o homus peito bovino braseado, ovo frito e tomatinhos (35 reais). Noutra, chamada Do Seu Jacó (32 reais; foto), combina homus, quibe frito, ovo e molho de tomate à moda turca. Funciona apenas no almoço (terça a sábado, 12h às 15h30). Pedidos pelo WhatsApp (11) 3864-8295.
Onde: local ainda não definido.

# Locale Caffè (@locale.caffe)
Híbrido de café e bar típico italiano, a casa abrirá as portas no Itaim Bibi sob comando dos irmãos Gabriel e Nicholas Fullen e de Sandro Myasaki (donos do restaurante japonês Oguru). Por enquanto funcionando no formato de delivery, o endereço passa a ocupar o número 349 da Rua Manuel Guedes, onde funcionava uma unidade da sorveteria Cuor di Crema. O cardápio terá cafés, panini, burrata, pizzas, cannoli e drinques italianos engarrafados, como aperol spritz e negroni.
Onde: Rua Manuel Guedes, 349, Itaim Bibi, tel.: (11) 9-4140-4371.

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar