Sócios do bar Ambar inauguram o brewpub Tank, que fabrica e serve 15 estilos de chope

Quatro anos depois de abrir o bar Ambar, endereço que contribuiu para transformar Pinheiros num polo da cerveja artesanal em São Paulo, os paulistanos Julia Fraga e Fabio Comolatti resolveram investir numa empreitada mais ousada — criar um brewpub.

Num projeto que exigiu dois anos para se concretizar, o casal inaugurou em setembro (22/9) o bacana Tank, instalado numa travessa da Rua Sumidouro, em Pinheiros.

Com ambientação cativante, que inclui varanda e balcão de 25 lugares (este ainda não liberado para uso pelas regras vigentes por conta da pandemia), a casa fabrica lá mesmo até 15 estilos de chope que preenchem taças, pints e growlers.

Uma das paredes, toda envidraçada, permite avistar os tanques de fermentação e maturação usados para produzir até 8 mil litros por mês. O nome Tank, aliás, é uma referência à marca dos tanques horizontais trazidos da Holanda, com tubulação que leva o líquido diretamente às torneiras do bar (eliminando assim a etapa do envase e garantindo ainda mais frescor à bebida).

As receitas dos chopes são assinadas por Rodrigo Louro, cervejeiro com passagens pela Mea Culpa, em Cotia, e pela Sinnatrah Cervejaria-Escola, em SP. São servidas em charmosas taças de 290 mililitros ou pints de 473 mililitros.

Algumas receitas destacam-se mais que outras. Para começar a jornada etílica, vale provar o nárdz (12 reais), pilsen à moda tcheca com o delicioso amargor do lúpulo saaz que caracteriza o estilo. Também são interessantes a sour papaya (18 reais), leve e com aroma marcante de mamão, e a stout dry, com (bastante!) café no paladar.

Há boas escolhas também no time das IPAs.  É o caso, por exemplo, do Hop Singles HBC 472 (19 reais), que apresenta inusitadas notas de coco no sabor; da equilibrada west cost Dank The Tank e da aveludada Juicy in the Sky.

A cozinha, que não se destaca mas não compromete, solta algumas sugestões que fogem do óbvio. Um bom exemplo são as tortilhas de milho crocantes de formato triangular cobertas por cubos de atum cru e queijo da Serra da Canastra (sim, a combinação funciona!). Custa 49 reais.

Dica: quem quiser provar vários estilos sem se embebedar, pode recorrer à régua de degustação (26 reais). Traz quatro chopes diferentes servidos em copinhos de 110 mililitros.

Tank Brewpub (@tank_brewpub)
Rua Amaro Cavalheiro, 45, Pinheiros, tel.: (11) 9-3208-2352.
Terça a sexta, 17h/22h;
Sábado, 13h30/22h;
Domingo, 13h30/21h;
Fecha às segundas-feiras.

 



HIGHLIGHTS
Tank Brewpub

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Variada

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista "Veja São Paulo" durante dez anos — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais "Comer e Beber". Antes, trabalhou como colunista do jornal "O Estado de S. Paulo" (de 1994 a 2001) e colaborou para os extintos "Jornal da Tarde" e "Época São Paulo". Nos últimos dez anos, visitou dezoito países, sempre em busca de bons lugares para comer, beber, badalar e exercitar a boemia.

Seja o primeiro a comentar