Sócios do japonês Dô inauguram simpático boteco em frente ao restaurante de Pinheiros

Dispostos a dar mais conforto aos clientes que aguardam mesa, muitos restaurantes acabam criando atraentes áreas de espera, geralmente com pegada de bar. Surgiu com este propósito o Bar do Dô, aberto dois meses atrás pelos mesmos sócios do conhecido japonês Dô.

BARDODO3Em frente à casa-mãe, na Rua Padre Carvalho, em Pinheiros, o simpático boteco japa mostra potencial para ganhar identidade própria. Todo aberto para calçada, atrai também quem gosta de beber descompromissadamente na região.

Pode-se calibrar ali com o chope espanhol Estrela Gallícia (10 reais; foto) — colhido com colarinho regulamentar — e corretos gins-tônicas. São preparados com gins variados, como o nacional Vitória Régia (26 reais), o escocês Hendrick’s (33 reais) e o inglês Martin Millers (35 reais), este tido como um dos melhores do mundo.

BARDODOComo não há cozinha, as sugestões para comer são preparadas atrás do balcão por um sushiman, tudo com grande frescor. Boas pedidas para começar são o caprichado temaki de salmão ou atum (20 reais) e os sashimis dos mesmos peixes, servidos em porção de cinco fatias (20 e 25 reais) e em cortes generosos.

Nas visitas realizadas, duas sugestões destacaram-se. Uma delas foi o tataki de atum (45 reais; foto), servido com gema de ovo de codorna e tempero equilibrado que leva shoyu, gergelim ralado, alho torrado triturado e só um toque de azeite trufado.

BARDODO6Também vale provar o chirashi especial (39 reais; indivudual; foto). Nele, as fatias de salmão, atum, polvo e peixe branco mais ovas de salmão ou capelim vem dispostas num bowl com arroz (gohan) incrementado com a deliciosa raiz de bardana.

O Bar do Dô serve também a curiosa sake beer Koi (140 reais; foto), vendida numa garrafa de 750 mililitros que lembra a de um espumante.

BARDODO5Produzida na cervejaria Leuven, em Piracicaba, trata-se de uma interessante cerveja de cevada e trigo com adição de saquê japonês e baixa carbonatação. O sabor suave maquia os respeitáveis 9,5% de teor alcoólico.

Bar do Dô
Rua Padre Carvalho, 227, Pinheiros, tel.: 3816-3958.
Terça e quarta, 18h30/23h;
Quinta e sexta, 18h30/0h;
Sábado, 13h30/16h30 e 19h/0h.
Fecha aos domingos e às 2as-feiras.



HIGHLIGHTS
Bar do Dô

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Japonesa

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar