[SP] Donos do Più inauguram na Rua dos Pinheiros o já concorridíssimo Piccolo

PICCOLO1

Um dos mais falados restaurantes italianos da nova geração, o Più ganhou um irmão caçula. Os sócios idealizadores da casa, o chef Marcelo Laskani e o maître Maurício Cavalcante, inauguraram no início de fevereiro o Piccolo, na Rua dos Pinheiros.

PICCOLO4A casa, de fachada discreta, fica bem ao lado do Le Jazz Petit Bar. Apesar do nome, o Piccolo não é bem uma versão piccola da matriz. São apenas seis lugares a menos (44 neste, contra 50 do outro) e é possível reconhecer o DNA do Pìu na ambientação. Cá, tal como lá, uma varanda com bar precede o salão dos fundos, de atmosfera mais elegante. Nas visitas anônimas realizadas, do serviço simpático à expedição dos pratos, tudo estava redondinho.

De pegada mais autoral, o cardápio traz duas entradinhas imperdíveis. A dupla de vieiras ligeiramente seladas vem numa harmoniosa combinação com molho cítrico de limão-taiti e ovas de esturjão (34 reais; foto). Outra escolha certeira é o ravióli de gema de ovo (26 reais; foto), servido com fonduta de queijo castanho curado.

PICCOLO6As massas frescas que deram fama ao Pìu também brilham no Piccolo, como o espaguete alla chitarra (cortado sobre superfície de cordas) com camarão, shiitake e alcachofra (54 reais) e o delicado tortellini recheado de pernil de vitelo ao sugo de cogumelo porcini (52 reais; foto). No capítulo das carnes, há a convidativa paleta de cordeiro braseada (69 reais), com purê de ervilha, hortelã e coalhada seca.

PICCOLO2No almoço de segunda a sexta-feira, a casa serve um vantajoso menu-executivo por 48 reais, com entrada, prato e sobremesa. Torça para aparecer entre as entradas a polenta cremosa com ragu de cordeiro (foto). Um delicioso prato fixo do almoço é o polpettone ao forno (foto) com tomate e crosta de parmesão, servido na companhia de tagliatelle na manteiga e sálvia.

PICCOLO5Em inciativa louvável, a casa oferece dez sugestões de vinho em taça e doze em meia garrafa, como o ligeiro pinot noir argentino (de Mendoza) Circus (26 reais a taça). Uma dica entre os vinhos de preço médio é o bom tinto gaúcho Pizzato Alicante Bouschet Reserva (112 reais), de Bento Gonçalves.

Piccolo
Rua dos Pinheiros, 266, Pinheiros, tel.: 3213-8449.
Terça a quinta, 12h/15h e 19h30/23h;
Sexta, 12h/15h e 19h30/0h;
Sábado, 12h30/16h e 19h30/0h;
Domingo, 12h30/16h;
2a-feira só almoço, 12h/15h.



HIGHLIGHTS
Piccolo

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Italiana

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista "Veja São Paulo" durante dez anos — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais "Comer e Beber". Antes, trabalhou como colunista do jornal "O Estado de S. Paulo" (de 1994 a 2001) e colaborou para os extintos "Jornal da Tarde" e "Época São Paulo". Nos últimos dez anos, visitou dezoito países, sempre em busca de bons lugares para comer, beber, badalar e exercitar a boemia.

Seja o primeiro a comentar