Tegui (Buenos Aires)

Tegui6

Nota Final

Se você tiver apenas uma noite para sair  em Buenos Aires, não perca tempo pensando onde ir. Esvazie seu cofrinho e dirija-se ao incrivel Tegui, no bairro de Palermo Hollywood.

Eleito o melhor restaurante da Argentina pela revista britânica Restaurant em 2014, o classudo endereço faz jus a fama. Visitei-o duas vezes, com intervalo de um ano, e me arrisco a dizer que o jantar do mês passado (15/2) foi o melhor dos últimos doze meses. Mais memorável que o do Central, em Lima, o número 1 da América Latina pela mesma Restaurant.

Tegui3A experiência gastronômica no Tegui é singular: o restaurante não tem cardápio nem se sabe de antemão o que se vai provar. Opta-se entre dois menus-degustação, de cinco passos (700 pesos; cerca de 200 reais) ou de dez passos (1000 pesos; cerca de 280 reais), com receitas surpresa. Alterações são feitas apenas caso o cliente tenha alguma restrição alimentar.

A primeira entrada parecia uma sobremesa na apresentação: um refrescante iogurte de cabra com beterraba e picles de ameixa (foto à dir.). Em seguida veio uma receita já ícone da casa, a textura de tomates, que traz o fruto vermelho em diversas versões (assado, frito e até na forma de sorbet).

Tegui5A memorável sequência trouxe ainda camarão com sopa de milho, espuma de pepino e crocante de milho com purê de raiz-forte (na foto maior, acima) e mollejas com uma inusitada salsa de pinha mais cogumelos frescos (foto à esq.). Para finalizar, claro, uma carne: filé-mignon de cordeiro de exemplar maciez com empanado de abobrinha e redução do molho do próprio assado.

Não deixe de conhecer a moderna cozinha aberta, nos fundos, um dos destaques do salão, e repare também na belíssima adega envidraçada. Na caprichada seleção de vinhos locais, é possível encontrar vários rótulos que não esfolam o bolso.

Tegui2O Tegui pertence a um dos papas da gastronomia porteña, o chef-restaurateur Germán Martitegui, dono tambem do Olsen e do Casa Cruz. Fique atento à entrada do restaurante — uma porta escondida numa parede grafitada.

Tegui
Rua Costa Rica, 5852, Palermo Hollywood
Tel.: +54 11 5291 3333
Recomenda-se fazer reserva com antecedência.
www.tegui.com.ar

Notas Individuais

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista "Veja São Paulo" durante dez anos — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais "Comer e Beber". Antes, trabalhou como colunista do jornal "O Estado de S. Paulo" (de 1994 a 2001) e colaborou para os extintos "Jornal da Tarde" e "Época São Paulo". Nos últimos dez anos, visitou dezoito países, sempre em busca de bons lugares para comer, beber, badalar e exercitar a boemia.

2 Comments

  • responda October 18, 2015

    Carolina

    Os preços citados referem-se ao menu com vinho?
    Obrigada

    • responda October 22, 2015

      Fabio Wright

      Oi, Carolina!
      Referem-se ao menu SEM vinho!
      Espero que goste do lugar.
      Comente o que achou quando puder.
      Abs, Fabio

Comente este artigo