De volta a SP depois de 8 anos, chef Adriano Kanashiro inaugura o Kureiji, nos Jardins

A saudade bateu e ele está de volta. Um dos pioneiros da cozinha japonesa contemporânea no Brasil, o chef Adriano Kanashiro (ex-Momotaro) retornou a São Paulo com suas audaciosas receitas depois de passar oito anos trabalhando em Acra, capital de Gana, na África.

Em fevereiro, junto com o sócio Reinaldo Queija (ex-Cia. Tradicional de Comércio e ex-Hyatt), ele inaugurou o Kureiji — restaurante de visual moderninho que ocupa um pequeno e atraente salão de pé-direito alto na Rua Guarará, nos Jardins.

O criativo menu oferece um belo panorama da cozinha de Kanashiro.

Ao longo de 32 anos de carreira, ele aprendeu como poucos a reinventar sushis e sashimis de maneira surpreendente.

Kanashiro conta que deixou de lado os clichês da cozinha japonesa moderninha — como cream cheese, foie gras, salmão chileno e o onipresente azeite de trufa.

Prefere utilizar molhos que ele mesmo faz — como o de shissô, o de alga nori e até um molho ganense cítrico, levemente apimentado — e incorporar ingredientes brasileiros como tucupi, dendê e manteiga de garrafa. “Gosto de fazer uma cozinha japonesa divertida de comer”, diz ele.

Algumas boas ideias que colocou no menu foram o homus de edamame (42 reais), a espiga de milho grelhada com missô e pó de kimchi (46 reais) e os graúdos camarões-rosa envoltos em massa de tempura com carvão ativado (89 reais).

Na seleção de sashimis, não deixe de provar o de salmão selvagem com molho de shissô (46 reais; 3 unidades) e o de atum (38 reais), que ganha um tchan com raspas de yuzu e molho de alga nori. Quer se surpreender? Prove o sashimi de coco verde (26 reais), temperado com maestria.

Outra peculiaridade do Kureiji é a apresentação dos sushis. O shari (arroz usado no sushi) pode aparecer em versões com miniarroz ou arroz negro. Além disso, são servidos em tigelinhas, para serem saboreados com uma colher de bambu.

Um dos melhores combina enguia de água doce com mapará, seu equivalente amazônico. Depois de montado, o sushi (35 reais; foto) é discretamente maçaricado com queijo Canastra (MG).

Anote aí: a casa serve uma sobremesa especial. Trata-se de um bolo preparado com mochi, banana e chocolate belga Callebaut, que vem coberto de creme inglês com gergelim preto (44 reais) e acompanhado de sorvete artesanal de pistache e matcha (chá verde em pó).

Na hora de beber, aposte no gimlet com wasabi, cambuci e limão-cravo (46 reais); no agradável branco Torii Sauvignon Blanc (38 reais a taça), da Serra Catarinense; ou numa dose de saquê japonês (Hokushika Kimoto Junmai; 38 reais).

Kureiji (@kureiji.restaurante)
Rua Guarará, 190, Jardins.
WhatsApp: (11) 92066-1012.
Terça e quarta, 18h30/23h;
Quinta, 12h/15h e 18h30/23h;
Sexta, 12h/15h e 18h30/0h;
Sábado, 12h/15h30 e 18h30/0h.
Fecha aos domingos e às segundas-feiras.

Fotos: @tasteandfly



HIGHLIGHTS
Kureiji

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Japonesa

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar