Porta de entrada para o incrível mundo dos vinhos da Serra Gaúcha, o Vale dos Vinhedos e seus arredores oferecem uma ótima gastronomia — que se equilibra principalmente entre a herança da imigração italiana e as raízes dos pampas gaúchos. Confira nossa lista com os 10 melhores restaurantes visitados por lá que certamente irão alegrar sua próxima visita à região:

# Osteria della Colombina (@osteriadellacolombina)
Uma das maiores descobertas na região, o restaurante ecoa uma hospitalidade encantadora. É comandado pela matriarca, Odete Bettú Lazzari, e sua braço-direito, Raísa, uma de suas quatro filhas. Quando perdeu o marido, Odete precisou encontrar uma forma de sustento e decidiu transformar o porão da casa onde moravam num restaurante de atmosfera única, que transporta o cliente para algum lugar do passado. Aberta somente no almoço, de sexta a domingo, a casa conquista o coração com uma sequência de pratos arrebatadora. Inclui polenta brustolada, sopa de capeletti de massa levíssima, hortaliças com carne cozida, nhoque ao molho de queijos e linguiça defumada e o excepcional frango dourado na banha (foto) por horas no fogão a lenha, que desmancha na boca. A sequência sai por 175 reais por pessoa e é imprescindível reservar pelo WhatsApp.

# Vallontano Risoteria (@vallontano_risoteria_cafe)
Prepare-se para comer um dos melhores risotos da vida. Integrado à vinícola Vallontano, do enólogo Luís Henrique Zanini (dono também da Era dos Ventos), o despretensioso restaurante destaca-se pelos ótimos risotos preparados com arroz carnaroli, de textura perfeita e cheios de sabor. São 14 sugestões, servidas bem quentinhas e porções individuais generosas. Dois dos melhores são o de pernil de cordeiro desfiado com pesto de hortelã, tomate-cereja e queijo montanhês (89 reais; foto) e o de costela bovina assada, cebola caramelizada, pesto de manjericão e queijo montanhês (89 reais). A casa funciona somente no almoço, mas com horário estendido, até 16h30.

# Pipas Terroir (@pipasterroir)
Uma das atrações do Vale dos Vinhedos, o Pipas Terroir se destaca por oferecer quartos adaptados em enormes pipas de madeira que já foram usadas pela vinícola Aurora para armazenar vinho. O complexo ganhou em 2022 um restaurante de cozinha competente. No menu de pendor italiano, destacam-se sugestões como o pappardelle ao molho de alho negro e geleia de damasco (80 reais) e o fettuccine ao molho de tomate, pesto de manjericão, tomate-cereja confit e mussarela de búfala (70 reais). Ainda assim, o prato mais especial é o stinco de cordeiro com aligot de mandioca (108 reais; foto). A carne descansa por 48 horas numa caprichada marinada antes de ir ao forno para cocção lenta. Na carta de vinhos, aparecem rótulos próprios, elaborados com uvas da propriedade, como o agradável marselan (130 reais).

# Valle Rustico (@vallerustico)
Já um clássico na região, o restaurante de cozinha autoral do chef Rodrigo Bellora funciona desde 2009 dentro de sua propriedade rural no Vale dos Vinhedos. Ali, ele oferece um menu-degustação de 9 passos no qual aparecem sabores locais, como geleia de butiá, chutney de uvaia e queijo madrugueiro. Como em todo restaurante neste estilo, algumas receitas se destacaram mais no curso de pratos. A tomatada é uma versão ainda melhor do gaspacho espanhol ao incorporar o frescor do manjericão e das lâminas de maxixe. Outros destaques foram a entraña recheada de urtigão — apresentada como um bife rolê — e, o melhor da noite, a costela de porco moura (foto) servida com kimchi de acelga, amora fermentada e aligot de mandioca e queijos gaúchos. O menu custa 285 reais (ou 470 reais, harmonizado com vinhos).

# Pietra Trattoria (@pietratrattoria)
Aberto em 2021, o restaurante da catarinense Luana Toseto consolidou-se como uma das melhores atrações gastronômicas do roteiro Caminhos de Pedra — rota que inclui vinícolas como ArteViva, Garbo e Casa Fontanari. O espaço em si já é uma atração à parte. Cheio de charme, ocupa uma casa histórica de 1905, toda restaurada e revestida de madeira. Entre as entradinhas, brilha a sopa de capeletti (42 reais), boa escolha para compartilhar. Duas massas se sobressaem no menu: o tortéi (massa típica recheada de abóbora) com molho cremoso de tomate seco (58 reais; foto) e o delicioso pappardelle ao molho de cogumelos paris e portobello com um toque bem discreto de trufa (65 reais). A cozinha prepara também o bife wellington (218 reais). Na carta de vinhos, aparecem bons rótulos da região.

# Trattoria Primo Camilo (@primocamilo)
Dono do Mamma Gema e do Pizza Entre Vinhos, no Vale dos Vinhedos, o ex-jogador de futebol profissional e agora chef Altemir Pessali mantém seu melhor restaurante em um histórico casarão em Garibaldi. Trata-se da Trattoria Primo Camilo, aberta em 2002. Com nome em homenagem ao avô do proprietário, a casa serve ótimas receitas italianas, como o apetitoso nhoque recheado de mussarela banhado por um vigoroso ragu de cordeiro desfiado (110 reais; foto). Na seção das carnes, mire o pato assado no forno a lenha (143 reais), que traz coxa e sobrecoxa da ave acompanhados de calda de laranja e alecrim mais purê de batata. Altemir Pessali também é sócio da Bodega Pizza Entre Vinhos, em Bento Gonçalves.

# Chang Thai (@chang_thai_bento)
Pouca gente imagina, mas fica em Bento Gonçalves um dos melhores restaurantes de cozinha asiática do país. À frente do negócio está o chef-proprietário Leandro Scotta, que já morou na Tailândia, onde estudou a cozinha local. Servido num confortável salão de atmosfera requintada, o cardápio apresenta um sedutor panorama asiático, com foco principalmente na Tailândia e na Indonésia. Os preços são altos, é verdade, mas os pratos são fartos, autênticos e ricos em sabor. Não perca o indonésio nasi goreng (249 reais; para duas pessoas), arroz salteado na wok com vegetais, ovo, abacaxi, amendoim, especiarias e muitos camarões, e o pad thai (259 reais; para dois; foto), clássica e irresistível receita da Tailândia que combina macarrão de arroz ao molho tamarindo com vegetais, ovo, amendoim e camarão.

# Porão da Parrilla (@poraodaparrilla)
Com matriz em Garibaldi, a parrilla comandada pelo simpático casal Odarlei e Viviane Poletto ganhou em 2024 uma grandiosa filial no Vale dos Vinhedos. Bem montada e com atmosfera de saloon, a nova casa alegra a clientela com carnes de primeira, preparadas por quem entende do assunto numa grelha aquecida com lenha de acácia. Os cortes são oferecidos em porções para duas pessoas, entre eles assado de tira (209 reais), bife de chorizo (195 reais) e picanha (209 reais). No dia da visita, a entraña (195 reais) estava macia e no ponto certo, preservando a suculência da carne. As pedidas acompanham salada, batata rústica, farofa, chimichurri e vinagrete. Dica: peça o arroz com pesto de manjericão (23 reais) para acompanhar.

# Francesco Trattoria (@francesco.trattoria)
Inaugurado em 2021, o restaurante tornou-se o principal encanto gastronômico de Monte Belo do Sul, adorável cidadezinha que integra o Vale dos Vinhedos. Ali, num imponente casarão de 1938, o chef Francisco Ferri apresenta receitas italianas de pegada mais sofisticada. Uma de suas criações, o tortino di polenta (35 reais) é uma entradinha que combina um petit gâteau salgado de polenta com molho de carne de panela desfiada e fonduta de queijos. Um aviso: os pratos são todos muito bem servidos, como é tradição na região. Preparado no capricho, o vitello à parmegiana (96 reais; foto) vem acompanhado de garganelli aos quatro queijos. Também ótima pedida é o ossobuco ao molho de vinho tinto e pancetta escoltado por risoto milanês (120 reais).

# Guri (@gurirestaurante)
O fogo é a alma da cozinha do chef Enio Valli, que se debruça na tradição dos pampas gaúchos e nas técnicas de preparo sulistas. Hospedado em uma bela casa no Vale dos Vinhedos, o restaurante Guri trabalha no momento apenas com menus-degustação, de 8 etapas (295 reais) ou 14 etapas (490 reais), mediante reserva antecipada. Elaboradas com matérias-primas do Sul, as receitas só são reveladas na hora, mas uma coisa é certa: todos os preparos passam pelo fogo da lenha ou da brasa. Enio inaugurou no ano passado em Bento Gonçalves o restaurante Perseo 1898, onde, além de carnes, oferece um tentador menu com massas caseiras. Em fevereiro, o Perseo ganhou uma segunda unidade, em Farroupilha.
PREÇOS CHECADOS EM MARÇO DE 2025
Fotos: @tasteandfly