Trecho repleto de bares da Rua Cunha Gago ganha reforço do bacana Lupe Bar y Taqueria

Cada dia mais apinhado de gente, o quarteirão da Rua Cunha Gago onde estão a hamburgueria Buzina e os redutos alternativos Estepe Bar e Kingston Club ganhou um novo inquilino: o bacana Lupe Bar y Taqueria, inaugurado três meses atrás neste trecho de Pinheiros.

A casa apresenta-se como uma taqueria descolada, com música animada, ambiente escurinho e comanda de consumo individual — bem diferente portanto dos caricatos bares mexicanos com sombreiros nas paredes.

Ainda que a atmosfera seja mais convidativa a beber e paquerar, vale dar atenção ao cardápio, no qual se destacam doze sugestões de taco oferecidas em duplas.

O desempenho da cozinha, irregular logo após a inauguração, melhorou. Uma das estrelas do menu é o saboroso taco al pastor (17 reais; duas unidades). Originária de Puebla, a receita é herança dos árabes que imigraram para o México. Nela, a carne suína é assada naqueles espetos verticais giratórios típicos dos kebabs. Abacaxi, cebola e coentro completam a pedida. Uma pena, porém, o espeto não ficar totalmente visível do salão.

Outro taco interessante é o pescado ensenada (25 reais; foto), que traz corvina empanada, repolho-roxo, redução de creme de leite e uma inspirada salsa verde.

Usa-se no preparo dos tacos as tradicionais tortillas de milho mexicanas — macias, e não crocantes — feitas diariamente no Lupe.

Para quem preferir ficar só nas entradinhas, uma dica é a tostada playera (23 reais; 6 unidades; foto). Montada como um canapé, para comer numa única bocada, a sugestão traz atum cru, avocado, brotos de coentro e vinagrete sobre minitortillas de milho fritas.

Com 12 drinques autorais de preços convidativos (entre 21 e 27 reais) e clássicos da coquetelaria mexicana, a carta teve consultoria de Fabio La Pietra, do SubAstor.

Quem responde pela execução no dia-a-dia é a bartender Fatinha Afonso (foto), que prepara coquetéis equilibrados com ingredientes como espuma de pimenta chipotle e óleo de avocado.

Uma dica certeira é o robusto se fala uarráca (27 reais), drinque que brinca no nome com a pronúncia do estado de Oaxaca, no sul do México. Servido em copo baixo, traz dois vermutes tintos, angostura e tequila reposado infusionada com casca de cacau, que dá um toque tostado ao sabor.

O atendimento, um tanto desleixado, é um item a melhorar. Geralmente mais tranquilo no começo da semana, o Lupe costuma ficar agitado nas noites de quinta-feira a sábado, quando pode ganhar atmosfera de baladinha.

Lupe Bar y Taqueria
Rua Cunha Gago, 625, Pinheiros. tel.: (11) 3819-4990.
Terça e quarta, 18h/0h;
Quinta, 18h/1h;
Sexta, 18h/2h;
Sábado, 13h/2h;
Domingo, 13h/17h;
Fecha às segundas-feiras.

Fotos do taco de pescado, do espeto giratório e da quesadilla: Lucas Terribili/Divulgação.



HIGHLIGHTS
Lupe Bar y Taqueria

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Mexicana

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar