BrewDog Bar (SP)

Nota Final

Pode-se dizer que os “lupulomaníacos” ganharam seu cantinho em São Paulo. Abriu as portas em Pinheiros, no fim de janeiro, o primeiro bar fora da Europa da cervejaria BrewDog, criada em 2007 por dois amigos na cidade escocesa de Ellon (25 quilômetros ao norte de Aberdeen). Em plena terra do uísque, a dupla conquistou a moçada com receitas de cerveja nada ortodoxas, quase sempre carregadas de lúpulo (que confere amargor à bebida) e com teor alcoólico respeitável.

Além de São Paulo, a BrewDog mantém bares próprios em outras catorze cidades, entre elas Edimburgo, Glasgow, Manchester, Londres, Estocolmo e Tóquio.

Em frente ao Instituto Tomie Ohtake, o bar paulistano, acertadamente, tem um viés alternativo que combina com o espírito da Brew Dog. Traz concreto e vigas aparentes (resquícios da oficina mecânica que funcionava ali), néons, cardápio escrito em lousas e ambientação sonora com muito rock.

BrewDog6Como em muitos bares da Europa, não há atendimento nas mesas, só no balcão (não entendi por que cobram 10% de serviço na hora de fechar a comanda). Sobre ele, há 22 torneiras de chope, conectadas tanto em barris da BrewDog como de outras cervejarias convidadas. Procure, por exemplo, a curitibana Bodebrown Hop Weiss (15 reais; 284 mililitros), uma interessante cerveja de trigo, mais lupulada; e a paulista (de Ribeirão Preto) Invicta 1000 IBU (13 reais), que segue o estilo imperial india pale ale e é uma das cervejas mais amargas do Brasil. (Só como registro, o IBU, ou International Bitterness Units, é uma escala que mede o amargor da bebida).

Estrelam o time da BrewDog, entre outras, a Punk IPA (18 reais), rótulo mais famoso da marca; e a IPA is Dead (22 reais), que leva o lúpulo americano Simcoe. Gosta de extravagâncias? A dica então é´a série especial Abstrakt AB:14 — uma incrível imperial weizen bock (bock de trigo), envelhecida em barril de carvalho francês e com 10,2% de graduação alcoólica. A taça de 190 mililitros, porém, custa 38 reais.

Apenas coadjuvante, a seção para beliscar resume-se a doze itens. O hot-dog de salsicha de vitela, chucrute e bacon (22 reais) veio frio e seco na visita realizada. Deu de dez a zero nele o panini rockets (16 reais), de mussarela, tomate e rúcula no pão ciabatta, que chega à mesa já cortado para aperitivo.

BrewDog Bar
Rua dos Coropés, 41, Pinheiros, tel.: (11) 3032-4007.
Segunda a quarta, 18h/0h;
Quinta, 18h/1h;
Sexta, 18h/2h;
Sábado, 14h/2h.
Domingo, 15h/23h.

Notas Individuais

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar