Depois de 14 anos dedicados à boa mesa em Nova York, Sydney e Catalunha, o chef Pedro Gonzalez decidiu regressar ao Brasil e apresentar seu trabalho aos paulistanos. No ponto onde funcionou o extinto Feriae, na região apelidada de Baixo Pinheiros, inaugurou o Tortuga, filial do restaurante que mantém desde 2021 na Gran Via, no Eixample, em Barcelona.

Formado no French Culinary Institute de Nova York e no Le Cordon Bleu de Sydney, ele não se preocupou em reproduzir à risca em São Paulo o menu da matriz espanhola. Ainda assim, os dois endereços assemelham-se no propósito de apresentar uma cozinha sem fronteiras, mesclando diversas referências culinárias.
Um dos méritos do chef paulistano é não ter medo de arriscar. Encontram-se no menu receitas de perfis bem distintos — da leveza à potência, do descomplicado ao complexo.

O menu atual, de primavera, começa com duas delícias: o tartar de coxa de avestruz ao ponzu de água de tomate (22 reais; foto), apresentado como um canapé; e o beignet recheado de espinafre e queijo pont-l’évêque Serra das Antas (40 reais). A croqueta de jamón, por outro lado, deixou a desejar, com recheio muito líquido.
A seleção de pratos principais traz duas massas de personalidades diferentes. Uma delas é o orecchiette (85 reais; foto), curiosamente servido em temperatura ambiente. Vem incrementado com stracciatella (recheio da burrata), tomates confitados, gastrique de maçã, azeite de manjericão e brotos de rúcula.

A outra é o casarecce mentaiko (95 reais; foto). De ótimo ponto, a massa é servida com molho de influência asiática de sabor marinho, para paladares específicos.
O molho leva caldo dashi, shoyu, creme de leite, manteiga noisette, furikake e três tipos de ovas de peixe — mentaiko, tobiko e ikura —, além de espuma de queijo Tulha.
Para os fãs de carne, a dica é galta de ternera (95 reais; foto), que estava irretocável na primeira visita (desmanchando de tão macia), mas menos suculenta na segunda.

A bochecha bovina é cozida lentamente em vinho tinto, resultando num molho apurado e cheio de sabor. É servida com purê de batata, molho espagnole, cogumelo cantarelo e pó de salsão.
O atendimento simpático, mas ainda um pouco perdido, é um ponto a melhorar.
Na carta de vinhos que privilegia rótulos de baixa intervenção, mire o espanhol La Tarara (260 reais), 100% tempranillo com estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês elaborado pela Bodegas Obalo, em Rioja.
Tortuga (@tortuga.saopaulo e @chefpedro.gonzalez)
Rua Padre Carvalho, 171, Pinheiros.
WhatsApp: (11) 9-6191-2225.
Terça a sexta, 12h/15h30 e 18h30/23h;
Sábado, 12h30/17h e 18h30/0h;
Domingo, 12h/17h.
Foto do chef e do prato casarecce mentaiko: Jonas Bodruk/Divulgação.
HIGHLIGHTS
Tortuga

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Variada