Izakaya Matsu (SP)

Nota Final

Um dos botecos japoneses mais concorridos da Liberdade, o Izakaya Issa ganhou três meses atrás um filhote em Pinheiros. Na Avenida Pedroso de Morais (entre Teodoro Sampaio e Artur de Azevedo), o Izakaya Matsu segue, felizmente, o estilo da casa-mãe. Tem fachada discreta com porta de correr, ambiente simples e apertado (são 16 lugares no balcão e uma só mesa) e cozinha igualmente competente.

A nova casa pertence aos irmãos Lucio e Sergio, filhos da nissei Margarida Haraguchi (dona do Izakaya Issa) e do mestre Masanobu Haraguchi, do Ban. Já tem fãs como o chef Alberto Landgraf, do Epice (estrelado pelo Guia Michelin), que estava no Matsu numa das visitas anônimas realizadas.

Para abrir o apetite, quase todo mundo recorre ao otoshi (20 reais; foto), composto de três entradinhas frias para compartilhar que variam diariamente (pergunte as opções para a simpática garçonete Socorro). Delas, não perca a acelga apimentada (kimchi), a raiz de bardana e também a raiz de lótus, deliciosas. A porção individual de bardana (foto) custa 18 reais.

Saques Izakaya MatsuEntre os pratos principais, destacam-se o sobá (macarrão de trigo sarraceno) com tempurá de camarão mergulhado dentro (38 reais) e o buta miso (mesmo preço), um refogado de carne suína ao molho de misso (porém, com um degrau a mais de sal). A melhor pedida é gyukatsu curry (42 reais; foto), carne bovina à milanesa servida com arroz e um certeiro molho curry, de ardor moderado.

Para bebericar, a casa oferece cervejas Original e Serramalte (11 reais cada uma) mais a Kirin long neck (12 reais); e uma seleção de saquês japoneses, servidos em charmosos copinhos de vidro. Uma pena só haver só duas sugestões em dose (20 reais cada uma), já que a garrafa de saquê mais em conta é a do Ikekame Dry, por 150 reais (720 mililitros). O saquê mais caro da carta é o Hakutsuru Junmai Daiginjo Yamadaho, por 410 reais, feito 100% com arroz yamadaho, tido como o melhor tipo de arroz para a produção de saquê.

Izakaya Matsu
Avenida Pedroso de Morais, 403, Pinheiros, tel.: (11) 3812 9439
Segunda a sexta, 11h30/14h30 e 18h/23h
Sábado, 18h/23h
Fecha domingo

Notas Individuais

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar