Sucesso no Litoral Norte, Badauê traz a SP suas receitas caiçaras com peixes e camarão

Em uma capital com uma infinidade de restaurantes como São Paulo, é curioso observar por que há tão poucos lugares focados naquelas receitas fartas e de jeitão caiçara com peixes e frutos do mar. Nossos melhores exemplos nesta categoria são casas nascidas no litoral e que ganharam filial aqui, como o Rufino’s e o Dalmo Bárbaro, ambos com matriz no Guarujá.

Agora é a vez de uma casa do Litoral Norte aportar em SP. Com unidades nas praias de Juqueí e Maresias, o Badauê ocupa desde o início de 2019 uma enorme esquina nos Jardins.

Com dois andares e mesas grandes, na medida para ir com a família nos fins de semana, a casa de decoração praiana-arrumadinha instalou-se no encontro das ruas Padre João Manuel e José Maria Lisboa, onde funcionava uma padaria.

Pode-se matar saudade ali da casquinha de siri (28 reais; foto), da manjubinha frita (42 reais) e da lula à dorée (68 reais), em porções generosas.

A principal atração entre as entradinhas é o camarão crocante da casa. Trata-se de um graúdo camarão empanado com fios de batata (não leva farinha nem ovo) e servido com apetitoso molho agridoce (49 reais; 4 unidades; foto).

A casa, curiosamente, também prepara sugestões japonesas, como o tartar de atum spicy (48 reais; foto), felizmente picante como deve ser.

Nota-se que as matérias-primas são cuidadosamente escolhidas, o que explica alguns preços elevados. Em contrapartida, a maioria dos pratos satisfaz bem de duas a três pessoas, caso das moquecas de peixe (168 reais) e de peixe e camarão (208 reais), ambas acompanhadas de porções de arroz, farofa de dendê e delicioso pirão.

Dica para quem aprecia o contraste doce-salgado, a pescada-branca (198 reais; foto) é servida inteira na folha de bananeira e vem recheada de farofa de camarão, banana e alcaparra.

Entre as sugestões provadas na visita realizada, sobressaiu o camarão à húngara gratinado (114 reais; meia porção; foto), preparado com lâminas de batata e ótimo molho de creme de leite e páprica — tempero típico da cozinha húngara.

Arremata bem a refeição a cocada de forno (24 reais), leve a ponto de desmanchar na boca, que acompanha uma bola de sorvete de coco.

Badauê São Paulo (@restaurantebadauesp)
Rua José Maria Lisboa, 1397, Jardins.
Telefones: (11) 2894-1804 e 2894-1798.

Segunda a quinta, 12h/15h e 19h/23h.
Sexta, 12h/15h e 19h/1h;
Sábado, 12h/1h;
Domingo, 12h/23h.

Fotos da casquinha de siri e da moqueca: Rodrigo Sacramento/ Divulgação.



HIGHLIGHTS
Badauê São Paulo

Faixa de Preço: $$$
Tipo de Cozinha: Peixes e frutos do mar

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar