Achado no Bom Retiro, Hwang To Gil encanta pelas receitas coreanas de sabor caseiro

Ao mesmo tempo que é fascinante pela interminável oferta de novos restaurantes e bares — que surgem até em tempos difíceis como agora —, São Paulo também encanta por manter por anos incógnitos do público (e da mídia) endereços gastronomicamente tão excitantes.

É o caso do Hwang To Gil, um dos mais genuínos restaurantes coreanos da cidade.

A casa, no Bom Retiro, parece fazer de tudo para passar despercebida: tem fachada quase invisível, identificada apenas por ideogramas, portão de ferro sempre trancado e ambiente acanhado e na maioria das vezes silencioso.

Aberto em 2000 por Nam Youn Kim, o Hwang To Gil (nome que significa algo como “estrada de terra”, em coreano) ficou quase dez anos praticamente restrito à colônia.

As receitas de sabor caseiro são preparadas e servidas pelos próprios donos, que se esforçam (um tanto sem sucesso) para se comunicar em português. Sim, você se sentirá um forasteiro, mas a graça é mesmo esta.

Inicia-se a refeição pelos banchans (foto), entradinhas que variam conforme o dia e que trazem conservas, vegetais cozidos e omelete. O cardápio é felizmente ilustrado com fotos, o que ajuda na hora de fazer o pedido. Os pratos principais são fartos, para dividir.

Uma dica certeira é o surpreendente bibimbap de carne bovina crua (foto).

As tiras da carne são misturadas à mesa com arroz, cenoura, repolho-roxo, pepino, alface, broto de bambu e a potente (mas suportável) pasta de pimenta coreana gochujang.

Se preferir provar o prato mais célebre da casa, peça o dak-galbi (80 reais; foto), um refogado de frango para até 3 pessoas servido numa enorme frigideira fumegante.

A apimentada receita é incrementada com acelga, batata-doce, cebolinha e tteok, uma massa cilíndrica de arroz muito popular na Coreia.

O dak-galbi carrega uma particularidade. Depois de saborear quase todo o prato, a frigideira volta para a cozinha e se adiciona arroz ao molho que sobra — ou seja, ganha-se um repeteco da refeição.

Fique atento aos horários de funcionamento, sobretudo à noite. O ideal, para não correr risco de perder a viagem, é chegar entre 18h30 e 19h.

Hwang To Gil (@hwang_to_gil)
Rua Guarani, 240, Bom Retiro.
Telefones: (11) 3329-9207 e 9-7560-9549.
Segunda a domingo, 11h/15h e 17h/20h.
Fecha no terceiro domingo do mês.



HIGHLIGHTS
Hwang To Gil

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Coreana

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista "Veja São Paulo" durante dez anos — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais "Comer e Beber". Antes, trabalhou como colunista do jornal "O Estado de S. Paulo" (de 1994 a 2001) e colaborou para os extintos "Jornal da Tarde" e "Época São Paulo". Nos últimos dez anos, visitou dezoito países, sempre em busca de bons lugares para comer, beber, badalar e exercitar a boemia.

Seja o primeiro a comentar