Ceviche de jacaré e moqueca de arraia são chamarizes do novo Mangaba, em Moema

Nascido em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, e considerado um embaixador informal da gastronomia pantaneira pelo Brasil, o chef Antonio Albaneze (foto) escolheu uma simpática e conhecida esquina de Moema como seu primeiro endereço fixo em São Paulo.

Ele assina e executa as receitas do ainda pouco conhecido Mangaba, restaurante focados em receitas regionais brasileiras aberto na arborizada vila sem saída da Rua Canário — na frente da sorveteria Stuppendo.

Nas entradas e sugestões principais, Albaneze utiliza matérias-primas como pirarucu, arraia, camarão-avium e carne de jacaré, esta fornecida por duas certificadas empresas pantaneiras e usada em várias sugestões.

É o caso do ceviche (32 reais; foto). Nele, cubos de filé de lombo de jacaré (de textura mais rígida que a de um pescado, por exemplo) são servidos num saboroso leche de tigre preparado com limão-taiti, cebola-roxa e pimentas dedo-de-moça e de cheiro.

Outras boas pedidas para abrir o apetite são o bolinho de pirarucu defumado (32 reais; duas unidades) — no dia do teste, um tanto carregado no sal — e as iscas de arraia empanada (32 reais) guarnecidas de molho de morango.

Entre os pratos, fez bonito a moqueca de arraia (82 reais, individual; 132 reais, para dois; foto). Encorpado, o molho leva pasta de dendê (mais suave que o azeite de dendê), leite de coco, tomate, pimentão, cebola, pedaços de caju e amendoim torrado.

A sugestão é acompanhada de arroz branco e uma interessante farofa de biscoito de água-e-sal temperada com alho, cebola e manteiga.

Um tanto tímida no sabor, a bola de sorvete de bocaiúva (fruta famosa no Centro-Oeste, também conhecida como coquinho-baboso e macaúba) não vale os 24 reais cobrados.

Prefira finalizar a refeição com o furrundum (16 reais), doce típico cuiabano que traz mamão verde ralado e cozido em rapadura.

No almoço de segunda a sexta, o menu com entrada, prato e sobremesa sai por 68 reais.

Mangaba (@mangabarestaurante)
Rua Canário, 1301, Moema, tel.: (11) 97597-6171.
Terça a sexta, 12h/15h e 18h/21h.
Sábado, 12h/16h e 18h/21h.
Domingo, 12h/17h.
Segunda, 12h/15h.
Delivery: iFood, UberEats e Rappi

Fotos: Isabella Maiolino/Divulgação.



HIGHLIGHTS
Mangaba

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Brasileira

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista "Veja São Paulo" durante dez anos — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais "Comer e Beber". Antes, trabalhou como colunista do jornal "O Estado de S. Paulo" (de 1994 a 2001) e colaborou para os extintos "Jornal da Tarde" e "Época São Paulo". Nos últimos dez anos, visitou dezoito países, sempre em busca de bons lugares para comer, beber, badalar e exercitar a boemia.

Seja o primeiro a comentar