Italiano de nariz empinado, Nelita é o mais novo restaurante da chef Tássia Magalhães

Além de talento já comprovado na cozinha, Tássia Magalhães também pertence ao seleto grupo de chefs sempre afeitos a novas e diversificadas empreitadas gastronômicas. Desde que brilhou no Pomodori, de onde saiu em 2018, ela criou o endereço de cozinha rápida riso.e.ria, o já fechado Fabbrica, a delicatessen on-line Mag Market e o delivery de massas Unno.

Agora, engaja-se num projeto mais ousado. Inaugurou oficialmente no fim de janeiro (26/1) o restaurante Nelita, na Rua Ferreira de Araújo (Nelita é o apelido da mãe dela).

Na região apelidada de Baixo Pinheiros, a casa destoa dos vizinhos mais informais e posiciona-se como um italiano de nariz empinado, com receitas contemporâneas.

No dia da visita, as entradas, além de caríssimas, não se apresentaram tão tentadoras quando suas descrições no menu.

Um exemplo foi o camarão-rosa levemente defumado — de textura um tanto gelatinosa — servido com brodo de acerola e dill que merecia tempero mais presente (57 reais).

Brilharam muito mais os pratos principais. Uma receita memorável é o agnellotti de queijo de cabra (68 reais). A massa, de produção própria como todas do menu, chega banhada por molho que harmoniza com esmero limão confitado, mel e alho-negro, que dão notas de acidez e dulçor ao prato.

Também vale a pena o pappardelle (78 reais). De ótimo ponto al dente, traz saboroso molho de tomate com polvo (que merecia tentáculos maiores), pesto de espinafre e interessante tuille de tomate e pimentão.

Ao mesmo tempo em que abre as portas sem carta de bebidas e não informa ao cliente que a única água tônica disponível é a artesanal Riverside (por doídos 18 reais), o restaurante oferece a gentileza de não cobrar pelo serviço de manobrista.

Na carta de vinhos, um tinto de boa relação qualidade-preço é o gaúcho Vallontano Tannat Reserva 2018 (119 reais), do Vale dos Vinhedos, que passa oito meses em barrica de carvalho.

Nelita (@nelita.restaurant)
Rua Ferreira de Araújo, 330, Pinheiros, tel.: (11) 3798-9827.
Terça a quinta, 12h/15h;
Sexta, sábado e domingo, 12h/16h.



HIGHLIGHTS
Nelita

Faixa de Preço: $$$
Tipo de Cozinha: Italiana

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista "Veja São Paulo" durante dez anos — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais "Comer e Beber". Antes, trabalhou como colunista do jornal "O Estado de S. Paulo" (de 1994 a 2001) e colaborou para os extintos "Jornal da Tarde" e "Época São Paulo". Nos últimos dez anos, visitou dezoito países, sempre em busca de bons lugares para comer, beber, badalar e exercitar a boemia.

Seja o primeiro a comentar