Nova Fattoria Ráscal leva boa gastronomia à histórica esquina da região da Paulista

Até pouco tempo atrás, não era fácil encontrar na região da Avenida Paulista restaurantes que brilhavam pela gastronomia. Felizmente, tal cenário vem mudando de figura com a chegada ao pedaço de casas como o Balaio (do chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó), no térreo do Instituto Moreira Salles; e do A Baianeira (da chef Manuelle Ferraz), no subsolo do Masp.

Em dezembro, mais uma casa de pegada autoral aportou por ali. Desdobramento da célebre rede Ráscal, a Fattoria Ráscal passou a ocupar a histórica esquina de 300 metros quadrados onde funcionou a primeira unidade do Viena — onde Roberto Bielawski, criador da Ráscal, iniciou sua trajetória.

Assinado pela chef italiana Nadia Pizzo, também sócia da casa, o cardápio da Fattoria destaca massas frescas produzidas num pastifício à vista dos clientes e pizzas individuais assadas no forno a lenha. Ainda assim, ela abriu espaço no cardápio para sugestões de outras nacionalidades, como o gaspacho, típico espanhol, servido com burrata e picles de abobrinha (42 reais; foto).

Outra boa entrada, o steak tartar (28 reais a porção; foto) é valorizado por maionese de salsinha e apresentado como um canapé.

Dos pratos principais, uma grata surpresa foi o ravióli recheado de beterraba e queijo de cabra (58 reais; foto). A massa vem banhada por uma delicada fonduta de queijos incrementada com redução de beterraba, semente de abóbora e couve-chinesa.

Também agradaram o espaguete ao pesto de manjericão e burrata (62 reais) e — prato típico da culinária siciliana — o cavatelli alla norma (62 reais; foto), com molho de tomate, berinjela, ricota de búfala e manjericão.

O menu não para por aí. Inclui ainda sugestões que passam pelo forno a carvão vulcano, como bife ancho (78 reais), polvo grelhado (96 reais) e arroz de pato (62 reais).

Vale prestar atenção na carta de coquetéis, assinada pelo competente Mauricio Barbosa, do Tujuína. Uma das criações, o arapujá (32 reais) reúne gim Arapuru com infusão de caju, cajuína clarificada, água tônica e cítricos.

Fattoria Ráscal (@fattoriarascal)
Alameda Santos, 2152, Jardins.
Telefone: (11) 9-1021-3139.

Segunda a sexta, 12h/20h (salão);
Sábado e domingo (somente delivery);
Delivery ou retirada de pedidos: 1
2h/22h.
Horário válido até 7 de fevereiro.



HIGHLIGHTS
Fattoria Ráscal

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Italiana

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista "Veja São Paulo" durante dez anos — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais "Comer e Beber". Antes, trabalhou como colunista do jornal "O Estado de S. Paulo" (de 1994 a 2001) e colaborou para os extintos "Jornal da Tarde" e "Época São Paulo". Nos últimos dez anos, visitou dezoito países, sempre em busca de bons lugares para comer, beber, badalar e exercitar a boemia.

Seja o primeiro a comentar