Novidade no centro, 31 Restaurante destaca-se pelas receitas autorais com vegetais

A pandemia que não dá trégua reduziu drasticamente o número de estreias gastronômicas em São Paulo neste 2021. Ainda assim, é possível pinçar novidades relevantes e com personalidade surgidas nos últimos meses, como o 31 Restaurante, no centro antigo de SP.

Na Rua Rêgo Freitas, a pequenina casa de 32 lugares é capitaneada pelo jovem Raphael Vieira, de 27 anos. Formado em gastronomia pelo Senac, ele já passou pelas cozinhas dos estrelados Alex Atala e Helena Rizzo.

Seu propósito no 31 Restaurante é apresentar receitas moderninhas que tenham vegetais e matérias-primas de pequenos produtores orgânicos como protagonistas.

Não há cardápio fixo. O chef oferece menus-degustação de 12 tempos (120 reais) ou de 5 tempos (85 reais), que variam diariamente. Somente no almoço, há um executivo (entrada, prato e sobremesa), por 42 reais.

No teste realizado, os dois pratos provados agradaram. Um deles traz cogumelos eryngui combinados com vegetais como abóbora, batata-doce, couve crespa e abobrinha-redonda (cozidos, refogados e até crus). Para dar sabor ao conjunto, o chef lança mão de uma harmoniosa combinação — creme de castanhas, glace de cebola e pasta de malte de cevada.

Outra sugestão que merece atenção é o arroz integral com folhas escuras e coalhada — que poderia vir em maior quantidade. A receita (foto) ganha umidade graças ao caldo dos próprios vegetais que é acrescido ao arroz.

Para finalizar, aposte numa das sobremesas comedidas no açúcar. Entre elas, sobressaiu a fruta desidratada (no dia, morango) servida com merengue avinagrado e favo de mel.

A casa investe na produção própria de kombuchas (foto), licores e vermute, além de oferecer rótulos da ótima ZalaZ, cervejaria no sul de Minas, e vinhos brasileiros de pequenos produtores.

31 Restaurante (@31restaurante)
Rua Rêgo Freitas, 301, centro, tel.: (11) 9-1083-9721.
Terça a sexta, 12h/15h e 19h/21h;
Sábado, 12h/17h e 19h/21h;
Domingo, 12h/16h;
Fecha às segundas-feiras.
31restaurante.com.br
Delivery: iFood, Rappi e UberEats (12h às 21h30).

Fotos 1, 2 e 4: Gabriela Queiro/Divulgação.



HIGHLIGHTS
31 Restaurante

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Vegetariana autoral

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista "Veja São Paulo" durante dez anos — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais "Comer e Beber". Antes, trabalhou como colunista do jornal "O Estado de S. Paulo" (de 1994 a 2001) e colaborou para os extintos "Jornal da Tarde" e "Época São Paulo". Nos últimos dez anos, visitou dezoito países, sempre em busca de bons lugares para comer, beber, badalar e exercitar a boemia.

Seja o primeiro a comentar