Ótima novidade carioca, restaurante de cozinha chifa Cantón vai ganhar filial em SP

Dono de oito casas no Brasil — cinco no Rio, duas em Brasília e uma em São Paulo —, o chef peruano Marco Espinoza não perdeu nem durante a pandemia sua corajosa veia empreendedora. Nos últimos meses, conseguiu inaugurar filiais na Tijuca e em Niterói do Lima Cocina Peruana (que tem matriz em Botafogo) e ainda estrear mais um restaurante carioca.

No fim de janeiro, abriu as portas na Rua Rodolfo Dantas, em Copacabana, o Cantón, que já existia no formato de delivery.

Vizinha ao Copacabana Palace, a casa aposta na chamada culinária chifa, tão popular no Peru e marcada por receitas que apresentam uma fusão das cozinhas chinesa e peruana.

Com iluminação difusa, o atraente salão atrai o olhar pela decoração com elementos típicos da cultura chinesa, como ideogramas em neon e as tradicionais lanternas vermelhas.

No cardápio, uma entradinha animadora é o jian bao (20 reais; duas unidades; foto). Trata-se de um bao — pãozinho macio feito no vapor — com saboroso recheio de carne suína e vegetais. Como acompanhamento, traz molho hoisin (que é tipo um barbecue oriental) com discreto toque de pêssego.

Um dos ícones da cozinha chifa, o arroz chaufa aparece em cinco sugestões no menu. Preparado na wok, leva arroz, vegetais, ovo e algum tipo de carne ou frutos do mar. Vale apostar na saborosa versão intitulada diablo (59,50 reais), com frango, camarão e toque sutil de pimenta.

Também agradaram os pratos com macarrão. Uma das boas pedidas é o lo mein, no qual a típica massa longa chinesa de ovos (egg noodles) é puxada na wok com vegetais e pode vir acompanhada de frango (46 reais), filé-mignon (62 reais) ou camarão (64 reais; foto).

O melhor prato provado foi o cruyoc (52 reais). Nele, cubos de filé-mignon suíno empanados são mergulhados em um delicioso molho agridoce de tamarindo, incrementado com ervilha-torta, pimentões verde, amarelo e vermelho mais abacaxi e pêssego em calda.

Ainda neste semestre, Espinoza inaugura uma filial do Cantón em SP. Será em Perdizes, a algumas quadras do El Chaco, casa de carnes que abriu no bairro em 2019.

Cantón (@canton.rj)
Rua Rodolfo Dantas, 26-B, Copacabana, tel.: (21) 3594-0002.
Segunda a domingo, 11h/23h.

Fotos: Fabio Rossi/Divulgação.



HIGHLIGHTS
Cantón

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Chifa

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista "Veja São Paulo" durante dez anos — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais "Comer e Beber". Antes, trabalhou como colunista do jornal "O Estado de S. Paulo" (de 1994 a 2001) e colaborou para os extintos "Jornal da Tarde" e "Época São Paulo". Nos últimos dez anos, visitou dezoito países, sempre em busca de bons lugares para comer, beber, badalar e exercitar a boemia.

Seja o primeiro a comentar