Vinho do Porto de 836 reais é eleito o melhor do mundo pela Wine Spectator

Como faz todo ano desde 1988, a revista americana Wine Spectator acaba de publicar sua aguardada lista dos 100 melhores vinhos do mundo de 2014, escolhidos entre os 18 mil exemplares degustados pelos jornalistas da publicação ao longo deste ano.

Dows Vintage RotuloA surpresa: o vinho escolhido número 1 do mundo é um Porto Vintage da região do Douro (que pode ser encontrado no Brasil). Trata-se do Porto Dow’s Vintage da espetacular safra 2011, considerada pelos produtores a melhor das últimas cinco décadas. Ele recebeu 99 pontos da Wine Spectator, a mais alta pontuação entre todos os Porto Vintage de 2011.

Fundada em 1798 pelas famílias Silva e Dow, a casa Dow’s foi adquirida no século passado pela família Symington — de origem britânica e produtora de vinhos em Portugal há cinco gerações, desde 1882.

A família Symington assina também um tinto que ficou em terceiro lugar no ranking top 100 da Wine Spectator: o Chryseia 2011 (US$ 185,90, na importadora Mistral, www.mistral.com.br), elaborado em parceria com Bruno Prats, antigo proprietário do Château Cos d’Estournel, em Saint-Estèphe, na região do Médoc, em Bordeaux.

Os vinhos da casa Dow’s são importados para o Brasil pela Ética Importação (www.epice.com.br, tel.: 11-2910-4662). O preço sugerido ao consumidor do campeão Porto Dow’s Vintage 2011 é de 836 reais. Na loja virtual Via Vini (www.viavini.com.br), ele custa um pouco mais caro: 880 reais.

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista "Veja São Paulo" durante dez anos — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais "Comer e Beber". Antes, trabalhou como colunista do jornal "O Estado de S. Paulo" (de 1994 a 2001) e colaborou para os extintos "Jornal da Tarde" e "Época São Paulo". Nos últimos dez anos, visitou dezoito países, sempre em busca de bons lugares para comer, beber, badalar e exercitar a boemia.

Seja o primeiro a comentar