Uma das joias de 2020, bar Caledonia celebra o uísque com 120 rótulos e ótimos drinques

Com a quarentena decretada desde março, muitos paulistanos ainda não puderam conhecer in loco algumas das melhores novidades surgidas neste ano em São Paulo, como o bar Caledonia Whisky&Co, inaugurado em janeiro na Rua Vupabussu, em Pinheiros.

Vizinho ao bar Empório Alto dos Pinheiros (EAP), o endereço ainda não tem previsão de reabrir seu elegante salão (que pude visitar antes da pandemia, em fevereiro), mas é possível ter uma amostra de suas qualidades pelo delivery, disponível no aplicativo iFood.

O Caledonia é um raro endereço paulistano que celebra o universo dos uísques, bourbons e single malts num cardápio com mais de 120 rótulos, de países como Escócia, Japão, Estados Unidos e Irlanda.

Parte da coleção (à venda em garrafa ou em dose) pertence aos proprietários Maurício Porto e Guilherme Valle, experts no assunto que mantêm desde 2015 um blog sobre o tema, chamado O Cão Engarrafado. Caledônia, aliás, é nome ancestral da região onde se encontra atualmente a Escócia.

É possível pedir pelo delivery réguas de degustação temáticas. São 22 sugestões, que custam a partir de 57 reais e incluem três garrafinhas com 30 mililitros de cada uísque (foto).

Pode-se provar diferentes bourbons, blends premium, rótulos de uma mesma destilaria e até de uma região específica da Escócia.

A prova islay (205 reais), por exemplo, reúne três dos turfados e defumados single malts da Ilha de Islay, na costa escocesa — o Laphroaig Select, o Ardbeg 10 anos e o Bruichladdich Port Charlotte Scottish Barley (foto do abre).

Há também ótimos coquetéis que podem ser recebidos em casa. Criado em New Orleans no século 19, o blackthorn (33 reais) é um atípico clássico com uísque irlandês. Complexo, leva Jameson, vermutes seco e tinto, absinto e bitters de cardamomo. Também agradaram os clássicos rob roy (Johnnie Walker Double Black, Talisker, vermute tinto e Angostura; 36 reais) e o old fashioned preparado com Maker’s Mark (37 reais; foto).

Entre as pedidas da cozinha, destaca-se o parrudo scotch egg (15 reais; foto), o bolovo escocês. Outra delícia, esta surpreendente, é o tipicamente britânico sanduíche de pepino com maionese de dill (24 reais). A casa expede ainda bons hambúrgueres (no delivery, porém, a carne acaba chegando mais passada para não molhar o pão), a exemplo do chamado stirling (35 reais), incrementado com gorgonzola e cebolas caramelizadas.

Caledonia Whisky & Co. (@caledoniawhiskyco)
Rua Vupabussu, 309, Pinheiros, tel.: (11) 3031-0840.
Horário do delivery:
Segunda, 13h30 às 21h;
Terça a sábado, 14h30 às 22h15;
Fecha aos domingos.

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista "Veja São Paulo" durante dez anos — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais "Comer e Beber". Antes, trabalhou como colunista do jornal "O Estado de S. Paulo" (de 1994 a 2001) e colaborou para os extintos "Jornal da Tarde" e "Época São Paulo". Nos últimos dez anos, visitou dezoito países, sempre em busca de bons lugares para comer, beber, badalar e exercitar a boemia.

Seja o primeiro a comentar