Blue Note, bar novo da turma do Sóshots e mais 12 inaugurações agitam SP em 2019

Os paulistanos ávidos por novidades podem começar o ano empolgados. É bom preparar o caneco, pois muitas novidades etílicas e gastronômicas estão por vir em 2019. Confira uma seleção de endereços bacanas programados para inaugurar em São Paulo neste ano.

# Blue Note São Paulo
Fundado em 1981 no Greenwich Village, o mítico clube nova-iorquino de jazz Blue Note está prestes a chegar a São Paulo. Com inauguração marcada para 15 de fevereiro, a filial paulistana terá localização mais que especial. Vai ocupar 800 metros quadrados no segundo andar do Conjunto Nacional, um dos prédios mais emblemáticos da Avenida Paulista. Por trás do empreendimento estão os empresários Facundo Guerra (do recém-aberto Bar dos Arcos, no subsolo do Theatro Municipal) e Luiz Calainho. A casa de 346 lugares promete abrigar também um restaurante focado em velhas e boas receitas, como estrogonofe, steak (bife) à diana e coquetel de camarão. Esta é a segunda filial do Blue Note no Brasil. A primeira foi aberta no Rio, na Lagoa, em agosto de 2017. A programação dos três primeiros meses traz nomes importantes da cena musical, como Toquinho (16/2); Leny Andrade Trio (20/2); Donato, Menescal, Marcos Valle e Carlos Lyra (21, 22 e 23/02); João Bosco (22/3); Baby do Brasil (23/3), Hermeto Pascoal (29/3), Yamandú Costa (11/4) e Cesar Camargo Mariano (12 e 13/4).

# Periquita & Gin Club
Endereço que promete dar o que falar em 2019, o Periquita & Gin Club será o novo bar da turma do Vaca Véia/Sóshots em parceria com o grupo português Gin Club. Com previsão de abertura até fevereiro, irá ocupar o imóvel do extinto Alucci Alucci, na Rua Vitório Fasano, nos Jardins. A casa promete seguir o conceito do Sóshots do Itaim, ou seja, de bar com clima de festa e horário de funcionamento que avança a madrugada. A promoter Priscila Borgonovi também é sócia da empreitada, que terá cardápio da chef Rê Cruz e carta repleta de gins-tônicas, drinques clássicos e sangrias inusitadas. Mais para frente será aberta uma pista de dança no piso superior.

# Vista Mar
Um dos endereços mais falados do ano passado, o Vista volta a ser notícia no começo de 2019. Numa área ainda não utilizada do privilegiado rooftop do MAC-USP — no oitavo e último andar do prédio — será inaugurado o intimista Vista Mar. Com capacidade para 30 pessoas sentadas, em balcão e mesinhas altas, o restaurante com vista para o Parque do Ibirapuera terá cardápio do chef Marcelo Corrêa Bastos, com direito a carrinho de ostras e receitas com pescados e frutos do mar (sobretudo crus e marinados). O novo espaço servirá ainda para aplacar a espera do restaurante Vista.

# Novo G&T
Inaugurado há três anos e um dos bares precursores da onda de gins-tônicas que tomou conta da cidade, o G&T muda de endereço no fim de janeiro. Deixa a sede da Rua Peixoto Gomide e transfere-se para a Rua Oscar Freire, também nos Jardins, num imóvel pertinho da tradicional lanchonete Frevo. Nesta nova versão, o G&T promete ambientação mais classuda, com piso e balcão de mármore, sofás e poltronas e uma carta mais variada de drinques com os mais de 90 rótulos de gim disponíveis.

# Caledonia Whisky & Co.
Autor há quatro anos do blog O Cão Engarrafado, Maurício Porto vai aplicar sua expertise em uísques e single malts num bar próprio, voltado para a cultura destes néctares. Na Rua Vupabussu, onde ficava o extinto Sailor Burgers, em Pinheiros, irá surgir o bar Caledonia Whisky & Co., nome que faz referência à Caledônia, denominação da Escócia na época do Império Romano. “Teremos praticamente todos os rótulos disponíveis no Brasil, que são cerca de 160”, antecipa Porto. “Os uísques serão organizados de acordo com as características sensoriais e faremos réguas de degustação temáticas, com rótulos defumados, frutados, vínicos, single malts, uísques off-scotland e bourbons”. O menu de comidinhas terá uma pegada inglesa e escocesa. A previsão de abertura é no início do segundo semestre.

# Bistrot Bagatelle e Bottega Bernacca na Amauri
Depois de um período de vacas magras, a Rua Amauri voltou a ferver com a inauguração de endereços como o bar Ginteria e o peruano La Mar, que transferiu sua sede para lá em novembro. Mais agitação é esperada em 2019 com a chegada ao pedaço do Bistrot Bagatelle, que troca o Jardins pelo Itaim. O restaurante-balada, que abre oficialmente nesta 5a-feira (10/1), irá ocupar o imóvel do Factório, no número 244. A cozinha continuará aos cuidados do chef Gustavo Young. O enorme espaço irá abrigar também uma filial do italiano Bottega Bernacca e um japonês, ainda sem nome.

# Vem aí o bar H.
Antes um bar dedicado à coquetelaria que funcionava como um clube fechado e secreto, o speakeasy The Lab reabre como um novo bar, chamado H. A partir deste início de janeiro, o endereço em Perdizes do paulistano Luis Marcelo Nascimento passa a ser aberto ao público. Mais que o mise-en-scène do bartender, ele valoriza a precisão matemática dos mililitros das receitas para criar os coquetéis. Previamente preparados, os drinques são mantidos refrigerados em frascos farmacêuticos e só finalizados na frente dos clientes. Além disso, Nascimento faz lá mesmo seus próprios gins, absinto, vermutes, bitters, cordiais, licores e amaros. A carta, inicialmente, terá 21 coquetéis, divididos como “clássicos”, “clássicos do The Lab” e “novidades”.

# Kouzina e Makoto no Cidade Jardim
O shopping Cidade Jardim, que já abriga lugares bacanas como Due Cuochi, Parigi Bistrot, Adega Santiago e Sal Gastronomia, ganha reforço nas atrações gastronômicas em 2019. No piso térreo serão abertos o badalado grego Kouzina, com inauguração prometida para esta 6a-feira (11/1), e o japonês Makoto (foto), filial do festejado endereço localizado no luxuoso Bal Harbour, em Miami. O Makoto Cidade Jardim já está em soft opening e tem inauguração oficial marcada para fevereiro.

# Novo bar do dono do Loup
Dono do longevo Cantaloup e do concorrido Loup, Daniel Sahagoff (foto) prepara-se para inaugurar sua terceira casa no Itaim em 2019. O restaurateur está construindo bem em frente ao Loup, na Rua Mário Ferraz, um endereço de três andares, ainda sem nome definido. Sabe-se que cada pavimento terá um perfil, mas seguramente será a casa de Sahagoff com mais pegada de bar. O projeto arquitetônico é de Otavio de Sanctis, o mesmo que desenhou o Loup.

# Ginga será novidade na Faria Lima
Dono da boa hamburgueria Bloody Hell, aberta em 2017 no Itaim, Maurício Toporcov abre neste trimestre o pequenino Ginga, na Avenida Faria Lima. Em frente ao clube Pinheiros, será um bar-restaurante de comida brasileira com PFs e especiais do dia, hambúrgueres e cervejas artesanais.

# E mais
Bem ao lado do ótimo Tanit, na Oscar Freire, o chef catalão Oscar Bosch inaugura o bar de tapas Nit. # A chef Renata Vanzetto tira do forno duas novidades em 2019: uma filial da lanchonete Matilda, que será aberta na Rua Mateus Grou, em Pinheiros, e o restaurante Muquifo, nos Jardins.

 

 

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar