Burger joint, nova Casa de Francisca e outras inaugurações agitam SP em 2016

O ano sempre começa um pouco devagar, quase parando, em novidades etílicas e gastronômicas, mas há muita coisa bacana programada para inaugurar em São Paulo em 2016. Confira abaixo endereços que prometem dar o que falar a partir de fevereiro:

burger joint fotor 2# burger joint (foto)
Dona de dois endereços concorridos nos Jardins — o restaurante Bagatelle e a boulangerie Santo Pão —, a holding +55 Group traz a São Paulo em 2016 a cultuada hamburgueria nova-iorquina burger joint (grafada assim mesmo, em letras minúsculas). Além do hambúrguer, a matriz da casa é conhecida por sua localização pitoresca — fica escondida por detrás de uma cortina no lobby do hotel Le Park Meridien, a três quadras do Central Park. Tomara que a filial paulistana mantenha o espírito descolado e o astral rock’n’roll do endereço original. A primeira unidade inaugura em fevereiro/março na Rua Bela Cintra, 2116, quase na esquina com a Rua Oscar Freire. A segunda casa também já tem endereço definido — na Avenida Paulista, dentro no revitalizado shopping Top Center. A casa serve apenas um tipo de hambúrguer, com opção de queijo, alface, tomate, cebola-roxa, picles em fatias, mostarda, catchup e maionese. É famosa também pelos milk-shakes e por servir cerveja artesanal “on tap” (na torneira de chope).

# High Line
De nome inspirado no célebre parque suspenso de Nova York — construído no lugar de uma antiga via férrea elevada —, a casa irá ocupar a partir de fevereiro/março um ponto privilegiado na Rua Girassol, na Vila Madalena. Com vista panorâmica do bairro, o endereço é a nova empreitada dos sócios do Vila Seu Justino. Serão quatro ambientes: deque, bar, lounge e rooftop.

CASADEFRANCISCA2

# Casa de Francisca (foto)
A reverenciada Casa de Francisca promete uma supernovidade para 2016. Inaugurar sua nova sede, no Palacete Tereza Toledo Lara (tombado pelo patrimônio municipal), no centro de São Paulo. Com previsão de abertura para abril/maio, o endereço irá ocupar o 1º andar do prédio de 1910, além de uma parte do térreo e um pedaço do 2º andar (onde irá ficar a cozinha). A programação de shows permanece igual — centrada em talentos da nova geração e artistas cult da velha-guarda —, mas o espaço será modular, permitindo espetáculos sentados e também no formato de baile. A capacidade, portanto, irá variar de 60 até 150 pessoas. Segundo Rubens Amatto, um dos sócios, “a intenção é também realizar shows gratuitos na rua em frente ao palacete histórico”. A casa irá abrir também para o almoço e o menu pretende trazer referências à cozinha dos imigrantes de São Paulo. A ideia inicial, felizmente, é não fechar a sedutora Casa de Francisca original, nos Jardins, hospedada num imóvel restaurado de 1913 e que acomoda só 44 clientes por noite.

# Adega Santiago – Unidade Jardins
Com matriz no Jardim Paulistano e filial no shopping Cidade Jardim, o concorridíssimo bar-restaurante ibérico vai finalmente ganhar sua terceira unidade em 2016. Prevista para inaugurar em fevereiro, será uma versão “mignon” das outras casas, com apenas 40 lugares. Será na Rua Melo Alves, vizinha ao Le Jazz Brasserie, entre as ruas Estados Unidos e Oscar Freire.

# Friday’s
O ponto ainda não está fechado, mas é certo que a rede americana Thanks God It’s Friday, ou simplesmente T.G.I. Friday’s, irá retornar a São Paulo em 2016. Entre os responsáveis pela iniciativa está o Grupo Bar (dos bares Gràcia e Brexó). Conhecido pelo atendimento irreverente e pela decoração cheia de memorabilia, o Friday’s funcionou em SP de 1995 até 2010. A primeira casa foi na esquina da Santo Amaro com a Juscelino Kubitschek; e a segunda, no Edificio Dacon.

JNF 1# Jazz nos Fundos (foto)
Na ativa desde 2006, a conhecida casa de jazz ao vivo de Pinheiros fechou temporariamente as portas no início de dezembro. Promete reabrir em fevereiro no imóvel vizinho, mais amplo e com mais ambientes. A entrada continuará a ser pelo mesmo estacionamento, na Rua João Moura (daí o nome Jazz nos Fundos).

Para também prestar atenção:
# Daniel Sahagoff, do sempre afinado Cantaloup, promete abrir um novo restaurante na Rua Mário Ferraz, no Itaim; # O bar NOH, do barman Pablo Moya, está desenvolvendo uma nova carta de coquetéis que irá incluir drinques que passam por processo de destilação; # Os criadores dos gregos Myk e Kouzina abocanharam a esquina da Rua Barão de Capanema e Alameda Ministro Rocha Azevedo (onde funcionava uma tradicional floricultura dos Jardins, empurrada para o imóvel ao lado) e vão criar ali mais uma novidade.

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

1 Comment

  • Responder janeiro 20, 2016

    Claudio Baran

    Boas dicas. O Site está muito bacana, moderno e bem escrito! Sucesso!!

Comente este artigo