O barman Mauricio Barbosa é um nome a se prestar atenção. Ainda desconhecido, esse paraense de 28 anos vem desenvolvendo um trabalho esmerado na arte da alta coquetelaria. Ex-Isola Bar, onde foi discípulo de Spencer Jr., ele ganhou no fim de 2015 um balcão para ser protagonista: o do bar do restaurante Tuju, na Vila Madalena.
Ali, prepara sempre com matérias-primas de primeira deleitosas combinações etílicas. A carta lista 35 coquetéis, 17 deles autorais ou releituras. Um dos mais surpreendentes é o noisette (36 reais; foto), com um toque lácteo no sabor. Leva rum Zacapa 23 infusionado com manteiga noisette, xarope de açúcar demerara e bitters de cacau e de laranja. É finalizado com um cubo de gelo cristalino e uma folha de sálvia.
Igualmente interessante é o jump allspice (36 reais; foto), drinque sour de notas picantes suaves. Combina bourbon Woodford Reserve, maple com infusão de pimenta-da-jamaica, suco de limão-siciliano fresco e bitters caseiro de pimenta.
O popular rabo-de-galo (26 reais) aparece numa versão cheia de pompa, com cachaça Weber Haus envelhecida por 6 anos e, no lugar do Cynar, vermute Antica Formula com infusão de alcachofra.
Para fechar a noite, cai bem o complexo dark style (36 reais; na foto que abre o post), em cujo sabor predominam caramelo e vinho fortificado da Ilha da Madeira. É feito com bourbon Woodford Reserve, vermute Antica Formula, Amaro Lucano, vinho Madeira e bitters caseiro de especiarias.
Bar do Tuju
Rua Fradique Coutinho, 1248, Vila Madalena, tel.: (11) 2691-5548.
Terça a quinta, 19h30/23h;
Sexta e sábado, 19h30/0h.