No hypado Horto carioca, Gonza seduz com empanadas, milanesas e clima de bodegón

No hypado Horto carioca, Gonza seduz com empanadas, milanesas e clima de bodegón

Após ganhar projeção em Búzios em endereços como 74 Restaurant e Rocka, Gonzalo Vidal desembarcou no Rio com a corda toda. O chef argentino se juntou ao incansável Cello Camolese (da Casa Camolese) para montar o Gonza, inaugurado no fim de 2025 em um casarão centenário na Rua Pacheco Leão, no Horto — novo corredor gastronômico da cidade.

Tanto pela ambientação alto-astral, que evoca os bodegones portenhos, quanto pela cozinha afiada, é um daqueles restaurantes que valem a visita.

Um dos chamarizes ali é a charcutaria, uma das especialidades do chef. Os embutidos caseiros são servidos em porções como copa-lombo (29 reais), lombinho (29 reais), longaniza (28 reais) — salame tipo espanhol — e mortadela.

Não perca as empanadas. Entre elas estão a de carne (22 reais) e a surpreendente versão recheada de polvo à bolonhesa (36 reais; foto). Outro acerto é o sanduíche de pastrami de cupim (52 reais; foto). Cortado em quatro pedaços, na medida para compartilhar, é montado num brioche macio e amanteigado de produção própria que faz toda a diferença. Completam o sanduba queijo meia-cura, picles e mostarda de Dijon. 

No elenco de pratos principais, fazem a alegria da clientela o polvo grelhado com rigatoni cacio e pepe (152 reais), o carbonara com guanciale artesanal feito na casa (84 reais) e, principalmente, o tentador milanesa do Gonza (98 reais; foto), o prato mais vendido da casa.

Nele, um belo filé-mignon empanado vem coberto por molho de tomate, queijo minas padrão e mortadela. Vem escoltado por purê de batata ou fritas sequinhas. 

Tradicional doce argentino, popular em confeitarias de Buenos Aires, o rogel (39 reais a fatia) brilha entre as sobremesas.

É montado com camadas finíssimas de massa crocante intercaladas com doce de leite e cobertas com merengue (foto).

Veredito Taste & Fly
Gonza
4/5

Gonza (@gonza.restaurante)
Rua Pacheco Leão, 868, Jardim Botânico.
Segunda, quarta e domingo, 12h/23h;
Quinta a sábado, 12h/0h;
Fecha às terças-feiras.

Fotos: @tasteandfly

Site oficial: instagram.com

Fabio Wright
Jornalista gastronômico · Colunista da CNN Viagem & Gastronomia · Fundador do Taste & Fly

Está procurando os melhores restaurantes de São Paulo? Veja todos →

Seja o primeiro a comentar