Chef Oscar Bosch, do Tanit, emplaca nova casa no Itaim, o restaurante Cala del Tanit

O chef Oscar Bosch não dá ponto sem nó. Catalão radicado em São Paulo, ele abriu em 2016 o sempre concorrido restaurante espanhol Tanit na Rua Oscar Freire e, três anos depois, transformou o imóvel vizinho no delicioso e também disputado bar de tapas Nit.

Agora, Bosch resolveu enveredar para os lados do Itaim Bibi. Na Rua Pais de Araújo (travessa da Pedroso Alvarenga), inaugurou sua nova empreitada — o Cala del Tanit, que já nasce como um dos melhores restaurantes do pedaço.

No menu, receitas espanholas como a paella de frutos do mar (280 reais; para até 3 pessoas) disputam a atenção com tentadoras pedidas mediterrâneas e de outras nacionalidades, como os canudinhos de alga nori recheados de tartar de atum (58 reais; foto) e o imperdível ceviche de vieiras com leite de tigre, melão cantaloup, crocante de tapioca e azeite de ciboulette (69 reais; foto).

Outra entrada valiosa é a fregola cacio e pepe (62 reais). A massa típica da Sardenha, com formato de bolinhas, chega coberta por ovo empanado de gema mole e uma espuma de queijo pecorino.

Há também ótimas surpresas entre os pratos principais, como o arroz socarrat de pato desfiado (98 reais; foto), que vem enrolado como uma panqueca e coberto por tentáculo de polvo grelhado e aïoli.

Para sair de lá ainda mais feliz vale a pena provar as massas de produção própria.

Entre elas, sobressaiu o harmonioso pappardelle recheado de ricota defumada (69 reais; foto), incrementado com uma combinação matadora: creme de espinafre, fonduta areada de parmesão e uma gema de ovo com flor de sal.

Para adoçar no final, cai bem a calma miga! (38 reais), sobremesa comedida no açúcar que leva creme de camomila, raspadinha de cenoura e ótimo sorvete de gengibre.

Quem assina a carta de drinques é o bartender Thiago Fernandes (ex-Guilhotina), que apresenta ali uma seleção de oito interessantes receitas autorais. Dentre elas, os dois drinques provados agradaram — o umami gimlet (48 reais), ótima releitura deste clássico com cordial de pimentão, azeitona e shitake, e o água santa (49 reais), combinação de jerez manzanilla, gim, Lillet, licor de ervas e bitter de laranja, na medida para os fãs do sabor levemente oxidado do jerez.

Cala del Tanit (@caladeltanit)
Rua Pais de Araújo, 147, Itaim Bibi.
Telefone: (11) 3167-7139.
Terça a quinta, 12h/16h e 19h/0h;
Sexta e sábado, 12h/17h e 19h/0h;
Domingo, 12h/17h;
Fecha às segundas-feiras.

Fotos dos canudinhos de alga nori e do pappardelle: Pedro Ferrarezzi/Divulgação.



HIGHLIGHTS
Cala del Tanit

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Mediterrânea

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

1 Comment

Comente este artigo