Dono do festejado japonês Shin-Zushi inaugura o bacana izakaya Yorimichi

Yorimichi significa “dar uma passadinha” em japonês, mas são grandes as chances desta passadinha se estender por horas no izakaya Yorimichi. Numa rua tranquila do Paraíso, este novo boteco japonês nasceu com pedigree. Foi inaugurado há três meses pelo sushiman Ken Mizumoto, que morou 10 anos no Japão e comanda o adorado japonês Shin-Zushi.

yorimichi4Pequenino e autêntico, o Yorimichi dispõe de um convidativo balcão de 14 lugares (foto) equipado com aquela grelha japonesa a carvão estreita e retangular usada para preparar espetinhos. Uma das melhores sugestões é o butabara — um tentador espetinho de pancetta (7 reais; foto). Para ganhar maciez, a carne suína é primeiro cozida lentamente no vapor antes de ser pincelada com molho tarê.

yorimichi1Na seção dedicada aos espetinhos de frango, encontram-se coração, moela e fígado (6 reais cada um), asinha (7,50 reais) e cubos de sobrecoxa com raiz-forte (6,50 reais). O destaque, porém, é o tsukune (7,50 reais; foto), que traz frango moído temperado moldado na forma de um mini-hambúrguer e acompanhado de gema de ovo caipira marinada no shoyu. Difícil não pedir repeteco.

yorimichi8Único item com frutos do mar, a vieira grelhada servida sobre alga nori (25 reais; duas unidades) não vale em sabor o quanto pesa no conta. Para fugir das carnes, há bons espetinhos de legumes, como o de quiabo (6 reais), em porção nanica demais, e o de berinjela ao missô, de paladar quase adocicado.

yorimichi9Completam o cardápio alguns pratos com gohan (arroz japonês). Um dos mais curiosos, o sutamina don (30 reais; foto) reúne tartar de carne bovina, cará, quiabo, gema de ovo e natto (lê-se nattô), grãos de soja cozidos e fermentados que conferem uma viscosidade peculiar ao prato na hora em que se misturam os ingredientes.

yorimichi5A carta de saquês e shochus é didática e caprichada, embora não conste dela shochus em dose individual (a menor dose é de meia garrafa). Entre os saquês, vale provar o seco japonês Hakushika Junmai Chokara (60 reais; 180 mililitros), que chega à mesa num recipiente de cerâmica com água e gelo para mantê-lo resfriado. Quem quiser mais privacidade pode reservar uma das salas com tatame no piso superior, uma delas com capacidade para até 10 pessoas.

Yorimichi Izakaya
Rua Otávio Nébias, 203, Paraíso, tel.: (11) 3052-0029.
Segunda a sábado, 18h30/0h30
Atenção: fecha em toda terceira 2a-feira do mês

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar