Em Pinheiros, Bark & Crust é uma das mais promissoras estreias deste início de 2020

Assim como os smash burgers, outra moda recente que parece ter chegado para ficar em São Paulo é a do american pit barbecue (ou BBQ para os íntimos), tipo de churrasco em que as carnes são lentamente defumadas em churrasqueiras fechadas, chamadas de pit smoker.

É neste segmento (e também no das carnes dry-aged) que se escora o Bark & Crust, casa inaugurada em janeiro e uma das mais promissoras estreias deste começo de ano. O nome — casca e crosta, em inglês — é uma alusão à casquinha crocante que a carne ganha depois de passar pela lenta cocção.

Com grandiosas instalações, que incluem açougue e um bar anexo, o endereço é a primeira empreitada do paulistano Daniel Lee, um dos papas brasileiros em american barbecue.

Convém visitar o lugar em turma, já que quase tudo no menu é para dividir. Um sucesso da lanchonete Z Deli que aparece no cardápio do Bark & Crust são as tentadoras pastrami fries (28,70 reais; foto), batatas fritas cobertas por pastrami e queijo fundido.

Há também bons embutidos de produção própria, como a linguiça suína (12,70 reais; foto) nas versões apimentada e com raspas de laranja. Para acompanhar, peça o pão de alho, pincelando com azeite antes de ir para grelha.

Não se empolgue tanto com as entradas para poder provar os cortes defumados, típicos do sul dos Estados Unidos. Entre eles está o ótimo brisket (62,70 reais; na foto que abre o post), que fica pelo menos 8 horas no defumador e é servido com deliciosa gremolata (molho de salsinha, azeite e alho).

Por outro lado, o sanduíche de pulled pork (copa-lombo defumada e desfiada; 33,70 reais) pede mais molho barbecue para deixá-lo mais úmido e saboroso.

A churrasqueira a carvão assa cortes maturados a seco (dry-aged) para compartilhar, a exemplo do t-bone (198,70 reais) e do ribeye (207,70 reais).

Para bebericar, escolha entre o bom (e caro) chope Goose Island Session IPA (21,70 reais) e a equilibrada versão do rabo-de-galo (28,70 reais; foto) preparada no dia da vista pela bartender Eli Santos. Leva cachaça Serra das Almas Prata (da Chapada Diamantina, na Bahia), vermute tinto Carpano Classico e Cynar.

Bark & Crust (@barkncrust)
Rua Artur de Azevedo, 657, Pinheiros, tel.: (11) 2649-0950.
Terça, 19h/23h30;
Quarta a sábado, 
12h/15h e 19h/23h30;
Domingo, 12h/17h;
Fecha às segundas-feiras.

Fotos (brisket, ambiente, pastrami fries e pulled pork): Henrique Peron/Divulgação.



HIGHLIGHTS
Bark & Crust

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Carnes

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar