Cada vez mais vibrante, Vila Buarque ganha descolado bar de vinhos, o Elevado Bar

Pinheiros converteu-se numa espécie de Williamsburg paulistana, mas a atual saturação de endereços metidos a hipster no bairro segue dando impulso à boêmia de uma região bem distante dali: o eixo Vila Buarque—Santa Cecília, onde não param de surgir bares descolados.

Uma das últimas boas novidades ali é o Elevado Bar, inaugurado no fim do ano passado. Na mesma rua da bacana Cervejaria Central e do Tabuleiro do Acarajé, a casa escora-se no estilo hipster sem abrir mão do ambiente transadinho e de uma carta de bebida com rótulos de primeira linha.

Por trás do negócio está Leandro Mattiuz, que trabalhou na importadora Decanter.

Ele é o responsável pela rotativa oferta 20 rótulos em taça (a partir de 16 reais), entre espumantes, brancos, tintos e fortificados.

Entre as sugestões estão o riesling alemão Franz Künstler Finesse QBA (34 reais; taça de 125 mililitros); o orgânico Las Criollas de Don Graciano, branco macerado da Paso a Paso Wines; e dois tintos nacionais, o Don Guerino Merlot (16 reais) e o interessante pinot noir Vinhedos Hood (29 reais), da gaúcha Cave Geisse.

Alguns vinhos fortificados podem ser provados no formato de coquetéis. Bem potente alcoolicamente, o cádiz (32 reais) leva o ótimo gim inglês Martin Miller’s e jerez fino. Ficaria melhor apresentado, porém, na minitaça martini (e não na de jerez). Mais amigável ao paladar é a equilibrada combinação do dulçor do marsala semisecco, vinho fortificado italiano, com o amargor da tônica num copo com gelo (29 reais; foto).

Caso queira petiscar antes da farra etílica, saiba que a cozinha fecha “cedo” para um bar, às 23h. O enxuto cardápio, aos cuidados do chef Thales Peixe (ex-participante do programa The Taste Brasil, do GNT), inclui tentadores tostex, como o de queijos gruyère e parmesão mais pimenta jalapeño (24 reais; foto).

Os tostex são preparados num ótimo pão de fermentação natural, servido também com as tábuas de queijos artesanais brasileiros (38  reais; 100 gramas) e de embutidos (mesmo preço). Fique ligado: a casa costuma lotar bastante às sextas e aos sábados.

Elevado Bar (@elevado_bar)
Rua Jesuíno Pascoal, 16, Vila Buarque.
Não tem telefone de informações ao público.
Terça a sábado, 18h/23h;
Fecha aos domingos e às segundas-feiras.



HIGHLIGHTS
Elevado Bar

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Variada

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar