LosDos Cantina nasce na Vila Buarque já como um melhores mexicanos de São Paulo

Ex-chefs dos bares Mica e Pitico e criadores da LosDos Taqueria, Caio Alciati e João Gertel tiraram da cartola uma supernovidade. Eles inauguram em maio na Vila Buarque a LosDos Cantina, que já nasce como um dos melhores restaurantes mexicanos de São Paulo.

Com ambientação descolada e cozinha aberta para o salão, a novíssima casa é uma espécie de versão estendida, ampliada e melhorada da taqueria, que funcionou em Pinheiros até abril.

Na LosDos Cantina, os chefs apresentam um apetitoso panorama de receitas mexicanas cotidianas — com uma ou outra pincelada autoral — para serem compartilhadas no centro da mesa.

Há sempre, claro, um taco do dia. Na visita, foi possível provar o saboroso taco de língua bovina.

Uma marca da cozinha da dupla de chefs são os molhos temperados com alegria.

A tostada de milho com tomates (35 reais; foto), por exemplo, é valorizada por uma salsa negra de tamarindo repleta de sabor.

Também são imperdíveis a tostada de patê de fígado com pimenta chipotle (32 reais; foto), o clássico vuelva la vida (suco de tomate com frutos do mar e avocado; 55 reais; foto) e o aguachile (57 reais), tiradido de pescado à moda mexicana que leva um rico caldo de limão, pepino, coentro e jalapeño.

Como não poderia deixar de ser, a LosDos Cantina oferece dois ótimos pratos com mole — o tradicionalíssimo molho de chocolate apimentado mexicano.

Mais suave, o mole branco vem coberto por lulas grelhadas, folhas de coentro e salsa macha de macadâmia (72 reais; foto).

O mole escuro (75 reais), inspirado no mole poblano, o mais famoso dos moles, é verdadeiramente picante e acompanha coração de pato grelhado, crema e tortilhas.

Para quase gabaritar o menu, feche com a tetelas oaxaqueñas (63 reais). São tortilhas de milho triangulares recheadas de barriga de porco confitada e depois envoltas na folha hoja santa. Passam pelo vapor e pela chapa e são servidas com conchas (no dia, sarnambi) banhadas por um delicioso e marcante molho de tucupi.

A carta de coquetéis é assinada por Günter Sarfert, que apresenta receitas com personalidade e acidez elegante.

Merece um lugar ao sol o harmonioso eldorado (42 reais), que combina bourbon, cordial artesanal de grapefruit, suco de limão, calda de agave e ginger ale.

Também é prazeroso de beber o febre (40 reais), bela combinação de cachaça envelhecida, cachaça branca infusionada com pimenta dedo-de-moça, tequila reposado, jerez oloroso e suco de limão.

LosDos Cantina (@losdos_cantina)
Rua Doutor Vila Nova, 150, Vila Buarque.
Terça a sábado, 19h/23h;
Domingo, 13h/17h;
Fecha às segundas-feiras.



HIGHLIGHTS
LosDos Cantina

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Mexicana

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar