Novidade em Pinheiros, Metzi encanta com suas receitas mexicanas contemporâneas

Novidade em Pinheiros, Metzi encanta com suas receitas mexicanas contemporâneas

Novidade em Pinheiros, o Metzi é — no melhor sentido da expressão — um estranho no ninho entre os restaurantes mexicanos em São Paulo. Da ambientação às receitas, passa longe das referências folclóricas e das porções fartas que marcam esta cozinha na cidade.

Vizinho ao bar Cão Véio, na Rua João Moura, o Metzi apresenta-se como um restaurante contemporâneo que bebe na fonte da genuína culinária mexicana. Os pratos comedidos na ardência de e apresentação impecável trazem sempre um toque autoral.

A inspiração da casa veio do nova-iorquino Cosme (23º lugar na lista do The World’s 50 Best Restaurants), onde o casal de proprietários (foto) trabalhou antes de decidir abrir o próprio negócio. São eles os chefs Eduardo Nava Ortiz, mexicano de Oaxaca, e Luana Sabino, paulistana que já trabalhou no Arturito e Petí.

Vale começar a refeição com o guacamole (26 reais; foto). Apresentado muitas vezes como um creme, o prato ganha aqui apresentação mais rústica, com pedaços de avocado temperados com limão (que confere acidez) e de suco de pimenta-jalapeño. Na decoração, entram pétalas da flor amor-perfeito.

Também brilha a memela de suadero (40 reais; foto). Trata-se de uma tortilha de milho mais alta sobre a qual é colocada uma acertada combinação de ingredientes — frijoles refritos, salsa de physalis, costela bovina em cubinhos, ricota e, claro, a mexicana pimenta-jalapeño.

Com chuleta assada e salsas de quiabo e de avocado, o taco de assada (40 reais) pedia um pouco mais de pimenta para realçar o sabor no dia da visita anônima realizada.

Outra receita típica de Oaxaca, a tlayuda (40 reais; foto) é uma tortilha grande e fina que chega cortada em quatro fatias, como uma pizza. Na versão do Metzi, traz sobre ela chouriço, hortelã, manjericão e um queijo defumado tipo oaxaca que é preparado exclusivamente sob encomenda. Uma delícia.

Para finalizar, é obrigatório provar o mole (45 reais; foto), apesar da porção um tanto pequena. Cheio de nuances sabor, engloba 53 ingredientes e é cozido por sete dias.

“Usamos ingredientes brasileiros que adocicam nosso mole, como caju e banana”, explica a chef. “Utilizamos semente de cacau fermentada e torrada, então não tem gosto de chocolate e sim do cacau”. O mole é servido com purê de banana-da-terra e banana caramelizada no mel.

Entre os bons drinques preparados atrás do balcão, não perca a margarita com toque picante de (sempre ela!) jalapeño (37 reais; foto). Há também refrescos típicos como o tepache, fermentado de abacaxi.

Metzi (@metzirestaurant)
Rua João Moura, 861, Pinheiros.
Telefone: (11) 98045-5022.

Terça a sexta, 18h/22h;
Sábado, 12h/15h e 18h/22h;
Fecha domingo e segunda.

Fabio Wright
Fabio Wright
Jornalista gastronômico · Colunista da CNN Viagem & Gastronomia · Fundador do Taste & Fly

Site oficial: metzi.com.br

Veredito Taste & Fly
Metzi
4/5
Também no Pinheiros
Ver todos →

Está procurando bares e restaurantes em Pinheiros? Veja todos →

Está procurando os melhores restaurantes de São Paulo? Veja todos →



HIGHLIGHTS
Metzi

Faixa de Preço: $$$
Tipo de Cozinha: Mexicana

Jornalista gastronômico com mais de 30 anos de experiência. Crítico e jurado do guia Comer & Beber da Veja São Paulo (2003-2013) e ex-colunista do Estadão. Em 2014, fundou o Taste & Fly, onde publica semanalmente críticas independentes baseadas em visitas presenciais. Colunista da CNN Viagem & Gastronomia, co-apresentador do podcast Varados de Fome e curador da Taste and Fly Vinhos.

Seja o primeiro a comentar