Trio de chefs inaugura o Sororoca Bar, ótima casa especializada em peixes e frutos do mar

Depois de explorar a cozinha caipira da Paulistânia no Lobozó, os chefs Marcelo Corrêa Bastos e Gustavo Rodrigues se uniram ao também talentoso chef Thiago Castanho — que comandou até 2020 o célebre Remanso do Bosque, em Belém — para investir numa nova empreitada.

O trio inaugurou no início de outubro na Rua Simão Álvares (pertinho da esquina com a Rua Inácio Pereira da Rocha) o Sororoca, um já concorridíssimo bar especializado em peixes e frutos do mar.

Tudo é bem descontraído no estreito imóvel avarandado que cresce para os fundos e só funciona três dias por semana — sexta à noite, sábado no almoço e no jantar e domingo somente no almoço (vá preparado para encarar a fila de espera!).

No cardápio que muda semanalmente, peixes de mar e de rio e frutos do mar de grande frescor aparecem em várias técnicas de preparo — crus, fritos, grelhados, marinados e cozidos.

O melhor dos mundos é ir em grupo e provar um pouco de tudo, como as graúdas ostras ao vinagrete de ervas com nam pla (37 reais; 2 unidades); o espetinho de camarão (32 reais); o ceviche com leche de tigre emulsionado com pipoca (47 reais) e o mexilhão escabeche servido como um canapé, com aïoli e azedinha (27 reais; foto).

A lista de tentações não para por aí. Inclui também uma versão do sanduíche vietnamita bahn mi com peixe à moda de um tempura (39 reais; foto) e as fatias de atum selado banhadas por um molho secreto delicioso (68 reais; foto), que tem como base shoyu, tomate e vinagre.

Depois das entradinhas, aposte nos peixes assados na brasa, que valem a pena. No dia da visita estavam disponíveis sororoca (98 reais), xaréu (88 reais; foto), linguado (135 reais) e filhote (135 reais), este trazido de Belém. Para acompanhar, há salada de feijão-manteiguinha (35 reais), arroz de tomate (38 reais) e um esmerado pirão de peixe (24 reais).

Na hora de bebericar, pode-se escolher entre as boas cervejas da Trilha, caso da juicy IPA Melonrise (36 reais), e caipirinhas (29 reais) com o padrão de qualidade do Jiquitaia — restaurante de cozinha brasileira que projetou o chef paranaense Marcelo Corrêa Bastos.

Para os abstêmios, a dica são os sucos servidos em simpáticas garrafinhas de vidro, como o de seriguela e o de graviola.

Sororoca Bar (@sororoca.bar)
Rua Simão Álvares, 785, Pinheiros.
Telefone: (11) 9-1215-2925.
Sexta, 19h/0h;
Sábado, 12h/16h30 e 19h/0h;
Domingo, 12h/16h30;
Fecha de segunda a quinta.

Fotos: @tasteandfly



HIGHLIGHTS
Sororoca Bar

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Peixes e frutos do mar

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar