Da admiração profissional mútua nasceu a sociedade entre os chefs Felipe Bronze e Bia Limoni, que uniram forças numa recente empreitada no Itaim. A dupla abriu na Rua Jerônimo da Veiga o restaurante Lina, que se tornou o novo italiano cheio de cifrões do pedaço.

Num salão avarandado elegante, a casa encanta pelas massas de produção própria de grande leveza — uma das marcas registradas de Bia Limoni (ex-chef do célebre Shihoma Pasta Fresca). Nas receitas assinadas por ela e Bronze, elas aparecem em versões criativas, com influências de outras nacionalidades.
É o caso, por exemplo, do espaguete all’arrabbiata (117 reais), que ganha viés coreano ao incorporar kimchi e pimenta gochujang ao molho, e do rigatoni com bottarga, daikon (rabanete japonês) e caldo dashi (157 reais).

Antes dos pratos principais, não perca o non è polenta (60 reais; 6 unidades; foto) — um dos melhores bolinhos da cidade.
Para comer em duas bocadas, a pequena esfera preparada com base de bechamel de fubá leva milho tostadinho na brasa, queijos Quina (SP) e Tulha (SP) e mel fermentado. De tão leve, derrete na boca.
Uma das doze massas que compõem o tentador menu, os delicados raviólis recheados de creme de cogumelos são servidos com caldo de cogumelos, gema de ovo cozida em baixa temperatura, espuma de queijo Tulha e pangrattato (farofa crocante de pão; 114 reais; foto).

Também já virou um dos queridinhos do menu — mesmo custando 172 reais — o polponara (foto), um “carbonara” preparado com polvo no lugar do guanciale. Bote fé ainda no fettuccine valorizado por ragu de costela cozida por horas (148 reais; foto), receita finalizada com hortelã, pinole e queijo Tulha (SP).
O serviço, simpático mas ainda um pouco acelerado, é um ponto a melhorar. Ah, quanto ao nome da casa, Lina vem de semolina, farinha fundamental na produção de pasta fresca.
Lina Ristorante (@lina_ristorante)
EndereçoRua Jerônimo da Veiga, 129, Itaim Bibi · ver no mapaHorárioTerça a sábado, 19h/23h;
Domingo, 13h/17h;
Fecha às segundas-feiras.Preços$$$ (alto padrão) · valores citados na crítica: de 60 a 172 reaisInformações da crítica de março de 2026. Horários e preços podem ter mudado desde então.
Foto do abre e do fettuccine: Thays Bittar/Divulgação.
Confira a nossa seleção dos melhores restaurantes italianos de São Paulo Ver ranking →
Site oficial: instagram.com
Bastidores das visitas, novas aberturas e a proxima critica antes de sair no site — em @tasteandfly.
Em alta
Ver todos os cards →
Crítica
★ 3,5/5 Com cozinha afinada, restaurante Piano dá novo tom italiano à Dias Ferreira, no Leblon
Shot
Marena Cucina comemora 2 anos com chef três estrelas Michelin
Shot
Le Jazz estreia sua primeira filial carioca, no Shopping Leblon
Crítica
★ 3,5/5 Braseiro Bom Bom, de Romulo Morente, leva a Pinheiros o espírito dos braseiros cariocas
Shot
Bráz reúne pizzaiolos dos EUA e Japão no festival Fora de Série
Shot
Turma do Jojo Ramen agita o restaurante Brisa do Barú


