Bacana Cervejaria Central reforça novo polo do chope artesanal no centro de São Paulo

Pouco a pouco, o circuito Santa Cecília—Vila Buarque está se convertendo num pequeno e promissor polo cervejeiro paulistano na região central de São Paulo. De agosto para cá, três endereços focados em chopes artesanais fincaram pé no pedaço. Depois da cervejaria Dogma, eleita um dos 10 melhores bares inaugurados em SP em 2017 pelo TASTE AND FLY, chegaram à região os bares Cerveja a Granel (aberto em outubro) e Cervejaria Central.

CERVEJARIACENTRAL5Novata desta turma, a Cervejaria Central foi inaugurada em dezembro por dois fotógrafos que resolveram transformar o hobby de fazer cerveja em casa num negócio próprio. Num imóvel de fachada estreita na pequenina Rua Jesuíno Pascoal, a dupla montou um endereço que seduz pela atmosfera moderninha, pelos preços amigáveis e, claro, pela oferta de cervejas que jorram das doze torneiras.

CERVEJARIACENTRAL2Repare nas alças das torneiras de chope (os “tap handles”) na forma de figas de madeira — artesanato trazido de Juazeiro do Norte, na região cearense do Cariri.

Em atitude simpática, os atendentes oferecem provas dos chopes disponíveis para quem estiver na dúvida de qual pedir. Entre as oito receitas próprias, uma das melhores é a Planalto (9 reais a tulipa de 330 mililitros ou 12 reais o pint de 473 mililitros). Loirinha inspirada nas ótimas pilsners da República Checa, apresenta amargor pronunciado do característico lúpulo saaz presente na receita.

CERVEJARIACENTRAL6Também interessantes são a Helenística (12 reais; foto), american pale ale turva com aveia na fórmula; e a stout com lactose Caparaó (15 reais; foto), que remete a café e chocolate amargo no sabor.

A mais alcoólica da turma é a Elevado (17 reais), double IPA com lúpulos cítricos galaxy, mosaic, centennial e falconer’s flight.

CERVEJARIACENTRAL7No cardápio de comidinhas, destacam-se os corretos sanduíches, com sete sugestões. Um deles é o de rosbife caseiro (que ficaria melhor com mais fatias da carne), rúcula, lascas de parmesão e azeite (17 reais).

Os chopes próprios da Cervejaria Central são produzidos por enquanto na Mea Culpa (em Cotia) e na Tria (em Moema), mas os proprietários aguardam o maquinário para produzi-los nos fundos da casa, garantindo ainda mais frescor às bebidas.

Cervejaria Central
Rua Jesuíno Pascoal, 101, Vila Buarque, tel.: (11) 4116-3818.
Terça a quinta, 18h/23h30;
Sexta e sábado, 18h/0h30;
Fecha domingo e 2a-feira.



HIGHLIGHTS
Cervejaria Central

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Sanduíches e petiscos

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

1 Comment

  • Responder março 24, 2018

    Rodrigo Camargo

    Só faltou falar tb do Lira bar empório, onde era o antigo Ugue’s…

Comente este artigo