Ex-Miya, Flavio Miyamura volta ao batente em SP com o Extásia, na Vila Nova Conceição

Chef que deixou os paulistanos órfãos de suas criativas receitas ao fechar no ano passado o Miya, em Pinheiros, Flavio Miyamura está de volta ao batente em São Paulo. Depois de passagem-relâmpago pelo faraônico restaurante carioca Xian, ele encabeça agora a equipe do promissor Extásia, inaugurado oficialmente no início de janeiro.

EXTASIA2A casa ocupa o piso superior da unidade da loja de vinhos Grand Cru da Vila Nova Conceição, onde funcionou o Ecully Wine Bar. O ambiente mudou pouco, mas nesta nova fase o endereço reabriu movimentado e com fôlego para emplacar.

Por trás da chegada de Miyamura ao Extásia está empresário Raphael Zanette, que o contratou como chef-executivo do grupo paranaense Bacobuquê. Além de comandar quatro casas em Curitiba, Zanette abriu em outubro no Itaim (no ponto onde era o Vino!) o italiano Osteria Terra Madre. Depois de azeitar a operação do Extásia, Miyamura terá a missão de reformular o restaurante da Grand Cru de Moema, na Alameda dos Nhambiquaras.

EXTASIA5O mestre-cuca sansei de 33 anos apresenta no Extásia receitas contemporâneas de pendor asiático — só não vá com expectativa de muita ardência nos pratos. Entre as entradinhas frias, destaca-se a tostada de milho montada como um canapé com atum marinado, maionese de raiz-forte e salada de alga wakame (48 reais; 4 unidades; foto).

Também interessante é o steak tartar (42 reais; foto) da casa, inusitadamente temperado com pesto de shissô — erva de sabor inconfundível que é uma espécie de, vá lá, manjericão/hortelã oriental. Um detalhe que não é difícil corrigir: o ranço de óleo presente nos chips de batata-doce que acompanhavam a sugestão.

EXTASIA7Para compartilhar, o wrap de alface e paleta suína (19 reais; foto) é outro acerto da cozinha. Suculenta, a carne é assada por 5 horas e depois desfiada. Na finalização, recebe picles de rabanete e coentro.

Toques asiáticos também dão graça aos pratos principais. O úmido arroz de pato e chouriço espanhol de Salamanca (59 reais; foto), por exemplo, é discretamente incrementado com o coreano kimchi, acelga fermentada picante.

EXTASIA8Outra pedida, a macia barriga de porco (54 reais; foto) leva temperos como vinho tinto, mel e pasta da pimenta gochujang antes de ir ao forno por 6 horas na temperatura de 160 graus. Acompanha acelga e arroz de jasmim. Nos dias de semana, no almoço, a casa faz menu-executivo com entrada, prato principal e sobremesa por 59 reais.

Antes de subir ao restaurante, escolha uma garrafa de vinho no precioso portfólio da Grand Cru, no térreo. Cobra-se 15 reais a mais do preço da loja para bebê-lo durante a refeição.

Extásia
Rua Diogo Jácome, 361, Vila Nova Conceição, tel.: (11) 3842-0737.
Terça e quarta, 12h/15h e 19h/23h;
Quinta e sexta, 12h/15h e 19h/0h;
Sábado, 12h/15h30 e 19h/0h;
Domingo, 12h/16h30;
Fecha às segundas-feiras.



HIGHLIGHTS
Extásia

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Contemporânea

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

1 Comment

  • Responder novembro 24, 2018

    Jorge Luiz de Melo Oliveira

    Estive no Extásia na noite de 23 de novembro! A comida é boa, o serviço idem, mas certamente o restaurante tem um sério problema de exaustão. Minhas roupas ficaram impregnadas dos cheiros de temperos asiáticos e shoyu. Fiquei até com enjôo.

Comente este artigo