Expert na cozinha tailandesa, chef Maurício Santi abre o imperdível Ping Yang, nos Jardins

Pertinho da Rua Estados Unidos, o simpático ponto da Rua Melo Alves onde funcionou o extinto Naia passou por uma significativa mudança conceitual. Os novos inquilinos transformaram o lugar no bar-restaurante tailandês Ping Yang, inaugurado em março.

Não se trata, contudo, de um endereço thai qualquer. Quem dá as cartas ali é o chef (e também sócio) Maurício Santi, um dos maiores experts nesta cozinha no Brasil.

Entre idas e vindas, ele morou sete anos na Tailândia (é fluente no idioma local) e lá trabalhou com o chef David Thompson — seu mentor e amigo —, que comanda atualmente em Bangcoc o restaurante Aksorn, detentor de uma estrela-Michelin.

Um dos méritos do trabalho de Santi está em buscar o máximo de autenticidade nas receitas, muitas delas valorizadas por molhos incrivelmente saborosos.

É o caso, por exemplo, da yam som kho moo yang (48 reais; foto), salada de coentro, hortelã, amendoim e cebola-roxa com copa-lombo grelhada mais zest e gomos de laranja e limão. No acabamento, recebe um vibrante molho feito com nam pla, suco cítrico, açúcar de palmeira e pimenta seca.

Outra salada imperdível é a vegetariana yam makhua yao (39 reais; foto), que leva berinjela tostada na brasa, ovo cozido de gema mole e chips de alho frito por cima.

O nome da casa remete a duas técnicas da cozinha tailandesa — ping (grelhado no espetinho) e yang (grelhado em porções).

Utiliza-se uma delas no preparo do suculento espetinho de frango ao curry (32 reais). Na outra, faz bonito o kho moo yang (45 reais; foto). Nele, a copa-lombo grelhada e fatiada é servida com o fantástico molho nam jim jaew — de tamarindo, açúcar de palmeira, nam pla, farinha de arroz tostado e pimenta seca.

Completam o menu quatro sugestões de curry, como o ótimo gaeng panaeng moo (85 reais; foto), curry vermelho de carne suína acompanhado de arroz jasmim.

A ala etílica combina drinques clássicos e autorais, saquês como o japonês Miyako Homare Dry (32 reais a dose) e uma esperta carta de vinhos, que inclui o laranja sul-africano Fram 2020 (44 reais a taça), elaborado com a uva grenache gris.

Ping Yang (@pingyangsp)
Rua Doutor Melo Alves, 767, Jardins.
WhatsApp: (11) 9-1762-6008.
Segunda a quinta, 19h/23h;
Sexta e sábado, 19h/0h;
Fecha aos domingos.



HIGHLIGHTS
Ping Yang

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Tailandesa

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar