Fialho (Évora)

Nota Final

Se você só tem um dia (ou uma noite) em Évora, não titubeie: vá conhecer o mais famoso restaurante da cidade, o histórico Fialho, fundado por Manuel Fialho em 1948. Especializado na cozinha regional alentejana, é um daqueles endereços deliciosamente parados no tempo. Como reza a tradição do lugar, assim que o cliente ocupa a mesa, os garçons prontamente trazem várias entradas (e você decide o que quer ou não). Procure, entre elas, a deliciosa salada de feijão-fradinho, bacalhau, cebola, ovo e coentro (3,50 euros). Para abrir o apetite, também vale a pena pedir os impecáveis bolinhos de bacalhau, em porção de 3 unidades (4 euros).

bochecha fialhoEntre as sugestões de pratos figuram muitas receitas típicas da região, como perninha de cabrito (23 euros) ou borrego (cordeiro entre sete e 15 meses; 15 euros) assados no forno com batatinhas; lombinho de porco com purê de maçã (14 euros) e arroz de lebre (17,50 euros) e de garoupa e camarão (24 euros). Investi na macia bochecha de porco preto (14 euros; foto à dir.), servida com arroz e valorizada por um vigoroso molho de vinho tinto. A oferta de vinhos é de primeiríssima.

Fialho
Travessa dos Mascarenhas, 16, Évora, tel.: +351 266 703 079.
Funciona das 13h às 16h e das 19h às 23h (fecha seg.).

Preços e horários checados em janeiro/2014

Notas Individuais

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar