Inspiradas receitas de Checho Gonzales dão brilho ao Mescla, novidade na Barra Funda

Um dos primeiros chefs a apostar no Mercado Municipal de Pinheiros, onde estabeleceu em 2014 um movimentado box dedicado às comidas de rua latino-americanas, o boliviano Checho Gonzales finalmente inaugurou um restaurante de verdade para chamar de seu.

O cozinheiro radicado em São Paulo resolveu se aventurar bem longe de Pinheiros. Escolheu a Barra Funda para abrir o Mescla, uma das melhores surpresas deste ano.

De astral hipster e com mesas para compartilhar, o restaurante encanta pela simplicidade, pelo atendimento simpático e, claro, pelas receitas ricas em sabor e temperos latinos que saem da cozinha.

O cardápio é o mais objetivo possível. Para a estreia da casa, Checho montou um menu conciso, com quatro entradas, cinco pratos principais e uma sobremesa, organizado numa única folha de papel. Dica: duas entradas e um prato principal já são suficientes para satisfazer duas pessoas.

Uma delícia para começar é o sirigueijo (26 reais; foto), um refogado de siri engrossado com um pouco de queijo ralado que leva um toque picante de ajís, as pimentas típicas peruanas.

Outra entrada tentadora traz espetinhos de coração de frango e lula (27 reais; foto) num atraente e ardido creme de amendoim.

Os pratos principais são sempre servidos no centro da mesa, em panelinhas fumegantes e com arroz branco à parte. Entre as sugestões figuram o peixe vermelho com camarão e coração de frango (71 reais) e a macia bochecha de porco ao vinho tinto (52 reais).

Na visita anônima realizada, destacou-se o saboroso guisado de grão-de-bico (58 reais; foto) — no dia, de cozimento bem al dente — incrementado com mexilhão graúdo, lula, camarão, paio e linguiça calabresa de Bragança Paulista (SP). Um dos temperos usados nele é o cerefólio, um parente da salsa de sabor que remete bastante ao de anis.

A oferta etílica inclui chope de trigo Praya (13 reais; 300 mililitros), cervejas da paulistana Tito, como a american pale ale Thoreau (25 reais; lata de 473 mililitros) e drinques engarrafados, como o potente dandara (rum envelhecido, jerez, amaro e vinagre balsâmico; 30 reais), da bartender Michelly Rossi, do bar Fel, no centro de SP.

A carta de vinhos lista somente cinco rótulos. Quem preferir pode levar a própria garrafa pagar os 40 reais de rolha.

Mescla (@mescla_restaurante)
Rua Souza Lima, 305, Barra Funda, tel.: (11) 3661-1149).
Quarta a quinta, 19h/23h;
Sexta, 12h/17h e 19h/23h;
Sábado e domingo, 12h/17h;
Fecha segunda e terça-feira.



HIGHLIGHTS
Mescla

Faixa de Preço: $
Tipo de Cozinha: Variada

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar