Nascido na pandemia como um delivery que caiu nas graças dos fãs de sanduíches, o Maialino Panino, do paulistano Caio Ciampolini, estreou finalmente seu primeiro endereço de rua. Na Rua Cônego Eugênio Leite, pertinho da Rua dos Pinheiros, foi inaugurada em novembro uma simpática e moderna loja da marca, que recebe os clientes num salão avarandado com 24 lugares.

A inspiração são as clássicas paninotecas italianas e as pork stores ítalo-americanas.
Em tamanho que vale por uma refeição, os sanduíches são montados num grande balcão de mármore à vista do público e caem na medida para um lanche rápido.
Um dos segredos do sucesso do lugar está no ótimo pão. Os sandubas são preparados na schiacciata (em italiano, “achatado”), pão típico da região da Toscana que se assemelha à focaccia — só que mais fina, macia e crocante.

Entre as dez sugestões, um dos melhores é o que leva mortadela italiana bem fininha fatiada na hora (61 reais; foto). Vem incrementado com pesto e farofa de pistache e stracciatella, o recheio cremoso da burrata. Aliás, peça sempre para aquecer o pão, que faz toda a diferença.
Vale provar também o de carpaccio de carne (59 reais; foto), combinado com pasta de alcaparras, picles de cebola-roxa, rúcula e parmesão ralado bem fininho.

Se ficar na dúvida entre o de pulled pork (chamado maialino; 55 reais) e o de costela (mesmo preço; foto), nem pense duas vezes em escolher o segundo, que tem a carne desfiada mais suculenta, cozida em baixa temperatura na cerveja preta. Na finalização, recebe molho vinagrete, maionese de mostarda de Dijon e um toque discreto de melado de cana.
A casa não possui garçons. O pedido é feito no caixa e retirado no balcão. Para tornar a espera mais agradável, o cliente recebe um pacote de batatinhas como cortesia.

Aos vegetarianos, a dica é o caprese (55 reais), com queijo minas padrão de búfala derretido, pasta de tomate e rúcula.
Para bebericar, há uma pequenina carta de vinhos italianos e brasileiros com oito rótulos assinada pelas badaladas sommelières Cássia Campos e Daniela Bravin (do bar Sede261), da qual faz parte o laranja Cão Perdigueiro Peverella 2024 (169 reais), elaborado na Serra Gaúcha.
Maialino Panino (@maialino_panino)
Rua Cônego Eugênio Leite, 464, Pinheiros.
WhatsApp: (11) 9-4226-9948.
Segunda a quinta, 11h30/22h;
Sexta e sábado, 11h30/23h;
Domingo, 11h30/22h.
www.maialinopanino.com.br.
Fotos: @tasteandfly
HIGHLIGHTS
Maialino Panino

Faixa de Preço: $
Tipo de Cozinha: Sanduíches