Massae San traz de volta o mestre Shigeru Hirano e brilha com ótimos sushis e sashimis

Uma saborosa saga familiar está por trás da história do Massae San Sushi (ex-Shigueru), no Itaim. Nascida em Nagano, no Japão, Massae Yamamoto (1915-2010) imigrou para São Paulo na década de 1950 e se iniciou no mundo dos restaurantes na Liberdade.

O filho dela, Norio, cresceu acompanhando o ofício da família e resolveu empreender na área. Em 2010, criou o Shigueru, um raro restaurante no Itaim que preza pela tradicionalidade da cozinha japonesa.

Em janeiro, a casa foi rebatizada como Massae San Sushi, em homenagem à matriarca. A mudança de nome ocorreu pela saída do mais emblemático funcionário do lugar, o mestre Shigeru Hirano (foto), de 69 anos. Eis que para surpresa geral, ele está de volta ao comando no balcão de sushis e sashimis depois de ficar quatro anos longe da casa.

Atualmente, duas mulheres de gerações diferentes da família Yamamoto comandam o Massae San Sushi: Eiko e Thaís, a filha e a neta de Massae, respectivamente.

Se possível, ocupe um dos dez lugares no balcão de madeira e delicie-se inicialmente com o takoyaki (45 reais; 6 unidades; foto), um dos melhores de São Paulo. Trata-se de um bolinho de polvo de textura bem macia lambuzado em tarê e maionese kewpie e coberto com katsobushi (peixe seco ralado).

Em seguida, pode-se optar pelo ussuzukuri (80 reais), carpaccio de peixe branco (no dia da visita, robalo) servido com molho ponzu.

Os combinados costumam ter apresentação primorosa. Exibem cortes generosos de sashimis e sushis preparados com ótima variedade de peixes e frutos do mar. Algumas sugestões flertam com a cozinha japonesa mais moderna, como o sushi de vieira canadense, raspas de limão-taiti e flor de sal e o de atum com foie gras maçaricado.

Não perca também o sushi de robalo com shissô e umeboshi; o de atum, ostra e pimenta dedo-de-moça e ainda o djô de centolla.

Eles podem ser pedidos em duplas ou aparecer em combinados como o massae (17 peças; 250 reais). Também especial, com frutos do mar e iguarias, é o chamado menu executivo premium (135 reais; foto), este disponível no almoço de segunda a sexta.

A casa também oferece uma boa variedade de receitas quentes da cozinha japonesa.

Entre eles são o chawan mushi (flan quente de ovos cozidos no vapor com frango, camarão e shitake; 30 reais) e o tentador ebi karê (100 reais; foto), que reúne três tempurás de camarão ao curry japonês.

Massae San Sushi (@massaesansushi)
Rua Leopoldo Couto Magalhães Jr., 275, Itaim Bibi, telefone: (11) 3079-2200.
Segunda a sexta, 11h30/15h e 18h30/22h;
Sábado, 12h/15h30 e 18h30/22h;
Fecha aos domingos.

Fotos da dupla de sushi e do ebi karê: Fernando Rodman/Divulgação.



HIGHLIGHTS
Massae San Sushi

Faixa de Preço: $$$
Tipo de Cozinha: Japonesa

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar